quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Filhote de peixe-boi é resgatada com ferimentos em comunidade no AM

28/01/2014 

Valentina, como a fêmea é chamada, estava desidratada e com ferimentos.


Atualmente, sete animais recebem cuidados em Centro de Reabilitação.

Do G1 AM

Valentina, como a filhote é chamada, estava desidratada (Foto: Eunice Venturi/Instituto Mamiraúa) 
Valentina, como a filhote é chamada, estava desidratada (Foto: Eunice Venturi/Instituto Mamiraúa)
Uma filhote de peixe-boi foi resgatada no município de Guajará, 1.476 Km de Manaus, no domingo (26). De acordo com o Instituto Mamirauá, o animal foi localizado por moradores de uma comunidade rural do município. Valentina, como a fêmea é chamada, estava desidratada e apresentava diversos ferimentos.

A filhote, que tem aproximadamente um mês de vida, estava em um cercado construído em açude no quintal de uma casa, quando equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Cruzeiro do Sul (AC), fizeram o resgate. Segundo o Instituto, o animal está abaixo do peso.
Após ser resgatada, a filhote foi encaminhada à cidade de Tefé, a 523 km de Manaus, onde foi submetida a uma bateria de exames. O Instituto informou que a filhote está se adaptando ao novo ambiente e se alimentando bem.

Conforme a assessoria de comunicação do Instituto Mamirauá, Valentina não corre risco de morte e deve ser transferida para o quarentenário do Centro de Reabilitação de Peixe-boi Amazônico do Instituto Mamirauá, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, ainda nesta terça-feira (28).

Atualmente, sete animais recebem cuidados no Centro de Reabilitação. No local, os peixes-bois são amamentados por dois anos. Após o período, os filhotes são reintroduzidos à natureza.

Nenhum comentário: