segunda-feira, 31 de março de 2014

Rótulos utilizados pela esquerda: Cidadania (defensor da, representando a)


cidadania

Em qualquer contexto, cidadania sempre representará um conjunto de direitos e deveres dos cidadãos, e, pelos quais, ele deve lutar sempre. 

Sabendo disso, e do quanto esse rótulo é positivo, a esquerda se apoderou dele e rotula todas as ações dos movimentos sociais que estão ao seu lado de “luta pela cidadania”.
Hoje em dia, se formos consultar qualquer ação de ONG’s relacionada a cidadania, com certeza veremos uma iniciativa esquerdista.

Isso ocorre não por que a cidadania é baseada em esquerdismo, mas sim por que os esquerdistas usam este rótulo pelo benefício psicológico que ele fornece. Qualquer movimento associado à “cidadania” tende a ser  percebido como legítimo.

Por exemplo: solicitação de terras de graça aos índios? Será chamada de ação pela cidadania. Redução da pena aos criminosos? Novamente, ação pela cidadania. Com isso, a direita ficou um pouco ressabiada com o termo, até evitando-o, cometendo um erro gravíssimo.

O fato é que todas as solicitações por direitos vindas do lado da direita, também são ações pela cidadania, da mesma forma, e devem ter esse rótulo associado a elas.

Por exemplo, a luta pela redução da maioridade penal é uma ação pela cidadania, vinda de cidadãos que pagam impostos e não aguentam mais serem vítimas da violência. Uma ação pela redução de impostos é uma ação pela cidadania, e assim por diante.

Nessa luta contínua, a cidadania é a interferência do cidadão, e de grupos de cidadãos, de forma a exercer influência perante o Estado. Por que só a esquerda deveria fazer isso? Simplesmente não faz sentido dar a exclusividade do rótulo a eles.

A dica é a seguinte: sempre que um grupo a que você pertença estiver lutando por algum direito, de forma política, rotule esta ação de luta pela cidadania.
Se os esquerdistas não gostarem de perder a exclusividade do termo, ótimo. É sinal de que você está no caminho certo.

Nenhum comentário: