domingo, 6 de abril de 2014

André Vargas atuou com doleiro por contrato com ministério, diz revista


  05/04/2014 21h55

Revista 'Veja' publicou diálogos entre os dois colhidos em apuração da PF.


Vice-presidente da Câmara classificou denúncias de 'julgamento sumário'.

Do G1, em Brasília
413 comentários


Reportagem publicada pela revista "Veja" neste sábado (5) afirma que o vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), atuou junto com o doleiro Alberto Youssef para a assinatura de um contrato entre uma empresa de Youssef e o Ministério da Saúde. 

A revista diz ainda que teve acesso a trechos de mensagens trocadas entre Vargas e o doleiro, interceptadas em investigação da Polícia Federal. (Assista ao vídeo com a matéria exibida pelo Jornal Nacional)


Ainda de acordo com a reportagem, as investigações mostram que Vargas ajudava o sócio a localizar projetos dentro do governo pelos quais poderia ser desviado dinheiro público.


Youssef foi preso em março pela operação Lava Jato, da PF, que investiga esquema de lavagem de dinheiro. Na última semana, o jornal "Folha de S. Paulo" revelou que Vargas havia viajado, em janeiro deste ano, em jatinho emprestado por Youssef. 

Ao responder a reportagem, o deputado afirmou que conhecia Youssef há 20 anos, da cidade de Londrina, e que as relações entre eles se deram "dentro da legalidade".



De acordo com a "Veja", uma interceptação feita pela Polícia Federal em 19 de setembro de 2013 mostra Vargas e o doleiro conversando sobre um contrato que a empresa Labogen, de Youssef, pretendia fechar com o Ministério da Saúde para fornecimento de remédios.


Segundo a revista, a Labogen é um laboratório de fachada, com estrutura pequena. Para conseguir firmar o contrato com o governo, a Labogen buscou parceria com a EMS, uma grande empresa farmacêutica especializada em medicamentos genéricos. 


Na conversa, de acordo com "Veja", Vargas conta para Youssef sobre encontro com um integrante da Labogen, Pedro Argese, que informou o deputado sobre a proximidade da conclusão da parceria com a EMS.

"Estamos mais fortes agora. Vi o documento com o Pedro. Ele estava no voo de volta de Brasília", escreveu Vargas. 

"Bati um longo papo com Pedro e ele estava com documento de parceria com a EMS", completa o deputado.

Youssef então diz para Vargas: "Cara, estou trabalhando, fica tranquilo, acredite em mim. Você vai ver quanto isso vai valer tua independência financeira e nossa também, é claro."

O Jornal Nacional também teve acesso aos diálogos. O material mostra que essa conversa terminou pouco depois das 21h com risadas do doleiro: "kkkkkkk" - termo muito usado em mensagens de texto com o sentido de gargalhadas. Na transcrição, o deputado André Vargas não responde ao "kkkkk".

Mais tarde, às 21h50, os dois voltam a se falar por meio de mensagens, e o deputado diz para o doleiro que um dos responsáveis pela Labogen, Pedro Argese, já estava com documento da parceria com o fabricante de medicamentos genéricos.

No dia seguinte, 20 de setembro de 2013, Youssef revela dificuldades a André Vargas, segundo a reportagem:

"Estou enforcado. Preciso de ajuda para captar... Tô no limite."

Na mesma conversa, Vargas responde: "Vou atuar."

De acordo com a revista, naquele mesmo dia técnicos do Ministério da Saúde foram destacados para certificar a Labogen.
"Visita dos técnicos MS às 14h30. Te informo depois como foi", escreveu Youssef ao deputado.

"Legal", respondeu Vargas.

Ainda de acordo com a reportagem, o Ministério da Saúde acabou firmando com a Labogen uma Parceria para Desenvolvimento Produtivo (PDP).
Ao Jornal Nacional, o deputado André Vargas disse que o doleiro não lhe ofereceu qualquer vantagem financeira e negou as acusações. Por meio de nota sua assessoria, ele afirmou ainda que tem uma relação de amizade de muitos anos com o doleiro. 

Disse ainda que está tranquilo e à disposição para qualquer esclarecimento. 

Ele classificou as denúncias de "julgamento sumário".
"O deputado federal André Vargas tem uma relação de amizade com Alberto Youssef de muitos anos. 

No entanto, todas as ilações decorrentes disso estão servindo de julgamento pela imprensa, com fatos do passado, usando informações do presente", diz a nota divulgada pela assessoria do parlamentar.

O Ministério da Saúde afirmou que o negócio com as empresas foi suspenso. Disse também que o contrato com a Lobogen e a EMS não chegou a ser fechado e por isso não houve repasse de dinheiro. 

Ainda de acordo com o ministério, foi aberta uma investigação interna para apurar o caso. A EMS afirmou ao Jornal Nacional, por meio de sua assessoria, que a empresa não tem contrato direto com a Labogen.

Pagamentos a empresa de Youssef
 
Outra reportagem publicada na imprensa neste sábado mostra investigações relacionadas a Youssef. 


De acordo com a "Folha de S. Paulo", a Polícia Federal suspeita que a MO Consultoria, uma empresa de fachada controlada pelo doleiro, servia para repassar propina para funcionários públicos e políticos.
Ainda segundo o jornal, nove fornecedores da Petrobras depositaram R$ 34,7 milhões na conta da empresa.

A "Folha" diz que teve acesso a depoimento que Waldomiro de Oliveira, em nome de quem está registrada a empresa, deu para a Polícia Fedeal. De acordo com as investigações, Waldomiro é empregado de Youssef e confirmou que a MO Consultoria é uma empresa de fachada.

Os contratos das supostas consultorias prestadas pela MO eram uma forma de as empresas darem uma aparência legal a subornos, segundo suspeita da PF.
Ao jornal, a defesa de Youssef diz não haver provas de que o dinheiro depositado na conta da MO sejam de origem ilícita.

Ainda segundo o jornal, grupos que pagaram à MO atuam na obra da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, investigada pelo TCU por suspeita de superfaturamento.


A "Folha" afirma ainda que a Polícia Federal investiga ligação do o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que também foi preso na operação Lava Jato, com Youssef. Costa era um dos responsáveis por negociar contratos da refinaria. 
 

Alguns comentários escolhidos por ordem de entrada:


  • Raimundo Souza

    Este deputado ladrão e corrupto,tem a fisionomia parecida com um outro ladrão : Eurico Miranda.

  • Antonio Sivla

    qual o partido deste cidadão?

  • Bruno

    olha i mi mi mi minoria achando q só pq Dilma caiu 6% a midia golpista tem alguma chance..chora oposição! Dilma reeleição!!

  • Pingo Acosta

    Também quero minha independência financeira. Amanhã mesmo vou me filiar ao PT.

  • Pingo Acosta

    Estou enforcado. Vou me filiar ao PT pra pegar um cargo comissionado e me dar bem numas mamatas e falcatruas. De repente peço um avião emprestado e hotel de graça pra passear com a patroa.

  • Jim Raynor

    O próprio PT está se afundando. Se afogando no próprio vômito. PT aqui no Pr sem em sonho !!!

  • Joao Pereira

    Seria muito bom se a revista VEJA fosse isenta, todos nos sabemos que é uma revista tucana, e passou os 8 anos do governo FHC de mãos dadas com o governo, mesmo com as privatizações que todos sabemos com foi.Só ser muito ingênuo para achar que essa revista preza pela ética.

  • Jose Sierra

    como tem corruptos e ladrões neste Pais,e um absurdo que o povo eleja e reeleja tanto canalha descaradoe que estão ficando milionarios as custas dos impostos que o povo paga

    Imagem do usuário
  • Ronaldo

    E a turma do PT também, esqueceram de falar na reportagem.

  • Joao Ryder

    Mais um petralha que tem que ir prá cadeia...

  • Roberto

    É a continuação do programa BOLSA PT. Acorda BRASIL.

  • Izaias Silva

    Esses "malacos" do PT não entendem que para ser membro do Parlamento não basta ser sério. TEM QUE PARECER SÉRIO.!!!

  • Izaias Silva

    Pois é.! Esse é um digníssimo membro do digníssimo PT.!!!

  • Niese Guttierre

    joga uma bomba atomica do tipo Tsar 100 la em brasilia. todo o distrito federal vai ser varrido do mapa

  • Carlos Silva

    E a mídia,ainda fica falando que as maiores facções do crime organizado,são o PCC e o Cv,para mim é o PT,pois tem ramificação em todo o Brasil,com apoio da Dilma e do Lula,e principalmente dos que recebem a esmola do Bolsa Família,que não é nem o troco ,do que eles roubam,bando de canalhas,o dinheiro gasto com estádio deveria ser usado para construir presídios para encarcerar estes bandidos
  • Jose Alvarenga

    Quero ve-lo fazer o V de vitoria na frente do Dr Joaquim Barbosa. Esse Ministro tem todo o meu apreco !

  • Antonio Lourenço

    Sinto-me imensamente envergonhado de mim mesmo, pois fui petista um dia.

  • Asdrubalino Sinfronidio

    Imaginem a cena: esse patife no banco dos réus do STF e, na frente o Dr. Barbosa, lembrando daquela visita à Câmara. Será que ele ainda terá coragem de se defender?

  • Superior

    por favor, separem o nordeste do brasil e mandem a dilma e o lula pra governar lá... São Paulo um País JÁ!!!!

  • Raimundo Santos

    Estamos fritos com esses nossos representante políticos comandados pelo PT e companhia, confesso que em meus quarenta anos de vivencia políticas, nunca tinha visto tanta roubalheira do dinheiro público, e olha que já vi e ouvir muitas histórias de corrupção mas o povo brasileiro parece que estar dormindo talvez quando acordar sejas muito tarde (Quem rouba do Brasil tira dinheiro de nosso próprio bolso.)

  • Mukiranamordedor

    Eu quero é novidade! Partindo dos " cunpanheros, assim mesmo com N, antes de P " qualquer coisa é possível. Não vê o 19 dedos lutando contra a CPI da quase falida Petrobrás ( que na prática não serve para nada), senão vai aparecer a cauda de mais alguns " cunpanheros ", pois são como pragas de cupins. Mentir, negar, esquecer, dizer que nada sabem é... a arma predileta dos aloprados!!!!!!

  • Aleide Siqueira

    Está vendo aí, seu crápula? TODA SUJEIRA UM DIA É DESCOBERTA! Tanta empáfia, e tão bandido ou pior que os pares. Se houvesse justiça nesta joça, já estaria vendo o "sol quadrado".
    Imagem do usuário
  • Sexta Calcinha

    A BANDA PODRE DO PT OUTRA VEZ!!! O deputado federal, André Vargas, aprovou, em 2013, lei que dá o nome do empreiteiro fascista, Cecílio do Rego Almeida, à rodovia Curitiba-Paranaguá. Cecílio foi o maior grileiro de terras do mundo. Grilou uma enorme área no Pará. O deputado do PT - que teria que denunciar a grilagem de terras - acabou homenageando o grileiro!!! Agora, sabemos que Vargas se envolveu com o doleiro, Alberto Youssef. Alguém poderia pensar que Vargas é do DEM, mas não é. Ele é do PT, precisamente da banda podre deste partido, que não tem mais compromisso com a ideologia petista.

  • Simone Capeto

    A roubalheira desenfreada no PT é um exemplo claro de como funciona a educação pelo exemplo. O exemplo que tiveram das maiores lideranças foi esse: roubar e se perpetuar no poder a qualquer custo!

  • José Araújo 
    Só indignação não resolve! Hoje, de saída, o PT tem 50 milhões de votos (25 milhões de sanguessugas/fanáticos e outros 25 milhões de ignorantes comprados através do Bolsa Família).

Diario do Poder

Depois do jatinho 
 
Vargas fez lobby até para agências de propaganda 
 
Ele fez lobby de agências de propaganda na Caixa e Ministério da Saúde
Publicado: 6 de abril de 2014

Jose Cruz ABr - Andre Vargas


Vice-presidente da Câmara fez lobby para agências de publicidade de seu estado.


Os negócios do deputado André Vargas (PT-PR) não se limitam a venda de remédios para o Ministério da Saúde, a serviço do doleiro Alberto Youssef. 


O vice-presidente da Câmara também é apontado como padrinho da agência de publicidade Borghi/Lowe, que divide com outras três a conta de R$ 220 milhões da propaganda do Ministério da Saúde, além de partilhar a conta anual de R$ 400 milhões da Caixa. Leia mais na Coluna Cláudio Humberto.

Nenhum comentário: