domingo, 6 de abril de 2014

Eleições no DF: Nova intervenção no PSDB

2:37:48


"Acredito que mais de 500 pessoas vão deixar o PSDB por causa disso. A insatisfação dentro do partido está muito grande. 

O Eduardo Jorge agiu como um imperador, para impor a candidatura do Pitiman na marra”

A cúpula nacional do PSDB determinou uma nova intervenção no diretório regional do partido no DF. ...
 
O comando da legenda na capital federal foi dissolvido ontem, mas os novos líderes ainda não foram nomeados. A maioria dos tucanos afastados do PSDB-DF fazia oposição ao lançamento da candidatura do deputado Luiz Pitiman ao Governo do Distrito Federal. Márcio Machado e Izalci Lucas também pleiteavam a vaga. Aliados da dupla questionavam e resistiam ao lançamento do nome de Pitiman. 
 
Os insatisfeitos criticam a nova intervenção e prometem uma desfiliação em massa. O diretório regional foi dissolvido e apenas Eduardo Jorge permaneceu como presidente regional do partido. Embora ele negue, o movimento serve para sufocar tucanos ligados ao ex-governador José Roberto Arruda (PR) e deixa subentendida a preferência do presidente nacional da legenda, o senador Aécio Neves (MG), por Pitiman.
 
“Em princípio, há apenas a decisão de alterar a composição da executiva local, sem apontar nomes que saem ou entram. Agora, vamos decidir como isso será feito levando em consideração que quem não se comprometer em apoiar os planos do PSDB não deve fazer parte da executiva”, afirma Eduardo Jorge. 
 
Outra novidade no tucanato é a reaproximação da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia com a executiva distrital. Ela chega para acalmar ânimos e é cotada à vice-presidência do partido. Na última quarta-feira, a ex-governadora se reuniu com a comissão interventora do PSDB formada para indicar o candidato tucano às eleições e acabou sendo convidada a ser a candidata ao governo. “O Eduardo Jorge me pediu para retornar ao partido para harmonizar o clima e aceitei reintegrar a Executiva, mas não discutimos para qual cargo”, despista.
 
Jaime Alarcão, que era secretário-geral do PSDB-DF e perdeu o posto com a decisão de ontem, criticou a intervenção. “Acredito que mais de 500 pessoas vão deixar o PSDB por causa disso. A insatisfação dentro do partido está muito grande. O Eduardo Jorge agiu como um imperador, para impor a candidatura do Pitiman na marra”, disparou. 
 
A expectativa é de que Pitiman seja lançado na disputa ao Buriti na próxima semana. “Este é um momento de responsabilidade, de pé no chão e humildade. Temos 100 pré-candidatos a deputado federal e distrital e, juntos, vamos começar a construir o palanque do Aécio Neves no DF”, explicou o deutado federal. Segundo ele, haverá uma plenária para lançar os candidatos a parlamentar, com a presença de Aécio Neves.

Fonte: ARTHUR PAGANINI e HELENA MADER Correio Braziliense - 05/04/2014 - - 22:37:48
 
BLOG do Sombra

Nenhum comentário: