domingo, 6 de abril de 2014

Ilhas de calor. Compare o calor medido na grama e no asfalto

 06/04/2014 14h02

Sensação térmica chega a 59º C no Lollapalooza e 'esquenta' festival

Público usa chapéu de palha para se proteger do sol forte.


Festival oferece espaços com sombra com borrifadas de água.



Glauco Araújo Do G1, em São Paulo



Sensação térmica na grama e no asfalto de Interlagos, palco do Lollapalooza (Foto: Glauco Araujo/G1)Sensação térmica na grama e no asfalto de Interlagos, palco do Lollapalooza 
A temperatura no Autódromo de Interlagos chegou a 44ºC no começo da tarde deste domingo (6), segundo dia do festival Lollapalooza. Assim como nas corridas de automobilismo, o rendimento dos carros fica comprometido quando o termômetros registram altos números, o público parece estar esperando o calor diminuir para ver os shows.


Com um termômetro de mão e com infravermelho, o G1 mediu a temperatura às 13h em diversos pontos do Autódromo onde o público tem acesso. Sobre as proteções de plástico no chão, a sensação térmica chegou a 59º C. Sobre a grama, a temperatura caiu para 39º C. Na frente do palco principal o equipamento registrou 59º C.


Para se proteger do calor, muita gente optou por usar chapéu ou se esconder onde era possível achar uma sombra. “Viemos ontem sem chapéu e sofremos. Mesmo passando protetor solar o sol estava forte demais, mas hoje viemos com chapéu de casa. Acho que vamos sofrer hoje mesmo com proteção extra”, disse Ricardo Alba, 25 anos.


Aniversariante do dia, Raquel Garcia, 20 anos, disse que o sol na cabeça não era o presente que esperava para comemorar a 20ª primavera. “Vamos ver Soundgarden e Pixies, mas o sol pode dar uma ajudinha.” Acostumado com temperaturas mais amenas, o gaúcho Nei Souza, 39 anos, comprou um chapéu de palha de ambulante perto do autódromo. “Paguei R$ 15, mas acho que vai valer a pena, pois o calor está muito forte. O problema é que não trouxe protetor solar. Em outros shows e festivais sempre procuro usar boné.”

Nenhum comentário: