terça-feira, 18 de novembro de 2014

82% dos brasileiros dizem que a natureza do país não está protegida


  18/11/2014 01h00

Levantamento foi feito pelo Ibope a pedido da organização WWF-Brasil.
56% dos entrevistados não estão satisfeitos com áreas verdes das cidades.

Eduardo Carvalho Do G1, em São PauloParque Nacional da Serra de Itabaiana é uma unidade de conservação ambiental  (Foto: Denise Gomes / G1 SE)Parque Nacional da Serra de Itabaiana, em Sergipe, é uma unidade de conservação ambiental

Pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela organização WWF-Brasil, aponta que 82% dos brasileiros acreditam que a natureza do país não está protegida de forma adequada e 56% dos entrevistados não estão satisfeitos com a gestão  das áreas verdes  nas grandes cidades – a maior taxa de insatisfação é da população do Sudeste (62%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (18), durante o Congresso Mundial de Parques, que acontece em Sydney, na Austrália.

O Ibope ouviu 2 mil pessoas na segunda quinzena de outubro em todas as regiões do país. O objetivo do estudo era entender como o brasileiro se relaciona com as unidades de conservação, como parques, reservas e outras áreas protegidas.

De acordo com a pesquisa, grande parte do público já ouviu falar da existência de áreas protegidas e 55% dos entrevistados afirma que as áreas verdes ajudam na proteção das nascentes e rios. Outros 65% creem que a diversidade de plantas e animais fica mais protegida com a manutenção das florestas, independente de onde elas estiverem.


Aproximação do público
Segundo Maria Cecília Wey de Brito, secretária-geral do WWF-Brasil, o levantamento demonstra a preocupação com o tema e tenta aproximar da realidade da população urbana a informação de que “áreas protegidas não estão apenas na Amazônia”.


“Tem gente que enxerga natureza como aquilo que é distante. Seria melhor que as pessoas que estão na cidade percebessem que um impacto [negativo] nas áreas de conservação acarretam em danos ao rio e, consequentemente, impactam o seu carrinho de compras [do supermercado]”, explica. “Ainda há muito a se fazer para que essa percepção mude”, complementa.


Com os resultados, a ONG pretende bater na porta dos governantes para cobrar mais medidas protetivas.


Atualmente, o Brasil tem 320 unidades de conservação federal, distribuídas por todas as regiões do país, que representam 759.375 km² do território brasileiro protegidos por lei. Somadas as unidades estaduais e municipais, cerca de 10% do país está preservado sob o título de unidade de conservação.

Comentario

Maria Antonia

Preservadas? Rs...O governo não para de fazer leis novas ou modificar as anteriores entregam as unidades de preservação às empreiteiras!!!Governo CORRUPTO!

Nenhum comentário: