terça-feira, 18 de novembro de 2014

Câmara Legislativa do Distrito Federal; fábrica de decisões vergonhosas





Casa da vergonha
Câmara Legislativa quer dificultar cassação de deputados pilantras
Câmara Legislativa quer dificultar cassação de deputados corruptos
Publicado: 14 de novembro de 2014 às 10:58
(Foto:wikimedia_commons)
Câmara Legisativa do Distrito Federa; fábrica de decisões vergonhosas

A Câmara Legislativa do DF vai votar Projeto de Resolução que retira do cidadão o direito de apresentar representações por quebra de decoro contra deputados distritais. Entidades da sociedade civil também ficarão impedidas de requerer a abertura de investigações contra esses parlamentares.


Dessa forma, a prerrogativa ficará restrita ao próprio meio político. Além disso, processos de cassação somente poderão ser aberto após condenação transitada em julgado, na Justiça – o que pode demorar anos a fio, o suficiente para que cumpram seus mandatos sem o risco de perdê-los.
dep chico leite
O deputado Chico Leite é contra o projeto


Agora, segundo o projeto de resolução nº 82, apresentado nesta quarta-feira, somente partidos políticos com representação no Congresso Nacional ou na Câmara Legislativa, o corregedor da Casa e comissões permanentes a poderão denunciar malfeitorias de deputados distritais. A informação foi publicada no jornal Correio Braziliense desta sexta-feira.

A abertura de processos contra Raad Massouh (PPL), cassado em 2013, Aylton Gomes (PR), Benedito Domingos (PP) e Rôney Nemer (PMDB), estes já condenados na Justiça em segunda instância, foram de iniciativa da população. Esse direito está previsto na Constituição Federal.

O projeto de resolução passou por uma tramitação relâmpago. Quatro dos deputados favoráveis ao projeto têm condenação por improbidade e outros quatro respondem a ações judiciais pelo mesmo motivo.

O deputado Chico Leite (PT) é contra o projeto:
- O parlamentar, quando processado, é pelo fato ilícito que cometeu, não pela circunstância de estar sendo processado em outra instância, como a judiciária. É por isso, inclusive, que ele pode ser absolvido na Justiça e ter o mandato cassado na Câmara Legislativa.

 COMENTÁRIOS

  • Ricardo Cubas · 
    Na prática, eles revogaram qualquer possibilidade de cassar o mandato de algum "colega" deles. Reparem que aguardar ação judicial definitiva, penal ou de improbidade administrativa (dez, quinze, vente anos), para abrir o processo de cassação ultrapassa o período de quatro anos do próprio mandato. Ou seja, suponha que um distrital cometa o crime de estupro, se não for preso antes, vai continuar exercendo o mandato. É uma casa de horrores mesmo.

  • Luiz Carlos Pacheco · 
    Demorou. É natural que os caras façam leis que os protejam. No congresso nacional tambem funciona assim. Só maluco monta sua própria forca.

  • Aldayr Heberle · 
    Ladrões protegendo ladroes....

  • Ney Jackson Beserra Arruela · 
    Então é uma carta de impunidade parlamentar? Conclusão,a roubalheira está devidamente regulamentada.liberou geral.

  • Garivaldino Ferraz ·
    Mais uma vez, rendo homenagens ao deputado Chico Leite que, apesar de estar no PT - o que faz com que eu não vote nele - demonstra ser um cidadão íntegro, antes de político!

  • Tania Araujo Coelho · 
    E a oposição não vai fazer nada?

  • Maria Dagmar Freitas 
    PORQUE NOS DE BRASILIA NÃO CRIAMOS UM MOVIMENTO PRA FECHAR ESSA VERGONHA

  • José Benedito Tintori · 
    C A S A D A L U Z V E R M E L H A!!! T U T T I P U T A N A !!!

Nenhum comentário: