Trecho da Rio-Santos, em Bertioga.
Uma das principais rodovias do Estado de São Paulo,
e constantemente congestionada no verão, a SP-55, conhecida como
Rio-Santos, será duplicada em dois trechos a partir de 2016. Contemplada
no pacote de investimentos captados pelo governador Geraldo Alckmin
(PSDB) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a rodovia
que liga cidades do litoral norte paulista vai receber R$ 300 milhões em
recursos.
A
obra, no entanto, promete ser polêmica, porque há possibilidade de
desmatamento em áreas de preservação ambiental. Os projetos ainda estão
em desenvolvimento e devem ser finalizados até o fim de dezembro. O
governo estadual prevê três lotes de obras, que devem ser concluídos em
meados de 2017 com o objetivo de desafogar o trânsito. Um dos trechos
fica entre as praias de Caraguatatuba e Ubatuba, onde os motoristas
chegam a perder mais de duas horas no trânsito.
A
rodovia, administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER),
será duplicada entre os quilômetros 53,6 e 102, 3, com um investimento
de R$ 82,8 milhões. O prazo para a finalização do projeto é de 18 meses.
Neste
trecho, a média diária de veículos chegou a pouco mais de 10 mil em
2013. Durante o verão, o volume dobra, de acordo com o DER. Morador de São Paulo,
o engenheiro Jorge Duarte, de 32 anos, já levou seis horas para
percorrer o trajeto entre Caraguatatuba e Ubatuba. "Ir a Ubatuba no fim
de ano é uma experiência de paciência. Duplicar esse trecho com certeza
vai me fazer ir mais à praia durante o verão", disse.
Entre
Bertioga e Santos, na Baixada Santista, serão duplicados 36,8
quilômetros, orçados em R$ 62,6 milhões. A ampliação da pista deve ser
concluída em 15 meses. No trecho seguinte, entre Bertioga e São
Sebastião, haverá recapeamento da pista do km 102,3 ao km 211,5, que
custará R$ 95,3 milhões, com prazo de um ano e meio para a conclusão. A
região tem pista simples e também é um dos gargalos para chegar às
praias do litoral norte.
Moradora
de Bertioga, a administradora Cintia Carina Lara, de 34 anos, trabalha
em Riviera de São Lourenço. Fora da alta temporada, ela faz o percurso
de carro entre os dois balneários em 15 minutos, mas no verão abandona o
automóvel e tira a bicicleta da garagem. "Chega dezembro e fica
impossível ir de carro. Essa pista simples prejudica muito a região.
Prefiro ir de bicicleta a ficar presa no congestionamento."
Desmatamento
Um
dos impactos dos futuros trechos duplicados da Rio-Santos deve ser o
desmatamento da Mata Atlântica. O litoral paulista concentra uma das
maiores reservas do bioma no País. Durante a construção da Rodovia
Tamoios (SP-099), por exemplo, que serve como alternativa à Rio-Santos,
foram desmatados mais de 370 mil metros quadrados de mata - área
equivalente à dos Parques da Independência e da Aclimação, ambos na zona
sul da capital, juntos.
A
diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, vê
riscos de prejuízos para a floresta. "O litoral tem a joia da Mata
Atlântica, com uma área totalmente conservada. Uma intervenção naquela
região pode causar impactos à fauna e à flora do bioma", explicou.
"Precisa haver uma grande discussão nesses projetos para que não haja a
destruição do restante do nosso patrimônio ambiental."
Segundo
o governo, um estudo técnico foi contratado para calcular o impacto
ambiental das obras e possíveis alterações nos projetos.
Prefeituras querem ampliar rodovia para melhorar turismo
Pedido
recorrente entre os prefeitos das cidades do litoral norte, o anúncio
da ampliação da SP-55 criou um clima de otimismo na região. Com a
duplicação de dois trechos da rodovia, a intenção é atrair mais
veranistas para as praias.
Segundo
a prefeitura de Caraguatatuba, mais de 300 mil turistas vão ao
balneário anualmente. A previsão é que, a partir de 2017 - com as obras
concluídas -, esse número cresça em pelo menos 50%.
"O
litoral norte não pode ser penalizado porque está em uma área de
preservação. Precisamos de infraestrutura e esse projeto vai colaborar
para o desenvolvimento da cidade", disse o prefeito Antônio Carlos da
Silva (PSDB).
Em
Bertioga, a ampliação da Rio-Santos também vai ajudar o fluxo urbano da
cidade, que é dividida pela rodovia. "Nós estamos investindo em obras
marginais para os acessos do trânsito interno.
O
governo do Estado se comprometeu em fazer a ligação dessas duas obras, o
que vai ajudar no nosso crescimento", explicou. De acordo com o
município, o projeto prevê a construção de viadutos que separem o fluxo
da SP-55 das vias municipais
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