sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Entenda por que a imponente Hidrelétrica Teles Pires, que ficou pronta recentemente, não começa a funcionar tão cedo

11:23 \ Brasil


teles pires
Teles Pires só funcionará em 2015




A Hidrelétrica Teles Pires, que fica entre o Mato Grosso e o Pará, é um colosso. Ficou pronta e, a partir de janeiro, já teria condições de gerar energia equivalente ao consumo do Uruguai. Beleza.


Mas – e neste governo tem sempre um “mas” – as linhas de transmissão, sem as quais, a energia gerada não chega a lugar algum, só ficam prontas em meados de 2015. Rigorosamente igual ao que aconteceu em Santo Antônio e Jirau, e outras tantas obras Brasil afora.


Por Lauro Jardim

Um tremendo cara de pau

Garcia: fazendo piada
Garcia: fazendo piada


Em entrevista hoje à Folha de S. Paulo, a propósito de uma possível abertura política em Cuba, a partir dos acontecimentos desta semana, Marco Aurélio Garcia disse:

- Já está ocorrendo mudança, embora eu não goste da palavra abertura porque pressupõe que era fechado.

O assessor internacional de Dilma Rousseff é um gozador. Ou um tremendo cara de pau.

Aguarda-se agora uma análise de Garcia sobre o regime moderado e aberto de Kim Jong-um, da Coreia do Norte.


Por Lauro Jardim
2 COMENTÁRIOS

Maço anódino

Embalagens padronizadas
Embalagens padronizadas


A ideia de acabar com a identidade visual dos maços de cigarro e padronizá-los, proibindo a exibição da marca do produto (leia mais aqui), foi apresentada ontem na Câmara pelos deputados Darcísio Perondi, Ivan Valente, Chico Alencar, Luiz Couto e César Colnago.


O objetivo do projeto de lei é, para além das imagens escabrosas que já ilustram o verso das embalagens, evitar qualquer promoção e incentivo ao consumo de cigarros, assim como acontece na Austrália desde 2012.

Por Lauro Jardim


O criador de partidos

kassab
Kassab: 1 milhão de assinaturas para criar o PL


Gilberto Kassab determinou na quarta-feira passada que os chefes estaduais do PSD consigam 1 milhão de assinaturas para a criação do PL. Metade disso seria suficiente para a legalização de um partido, mas Kassab não quer repetir o fiasco da Rede de Marina Silva –  ainda não viabilizada por ter assinaturas canceladas em 2013.

O sonho de Kassab é um ter partido encorpado que possa disputar com o PMDB a condição de ser o grande aliado do governo Dilma no Congresso.

Por Lauro Jardim

A mudança

graça
A mudança pode não passar por Graça

Ao contrário do que tem se especulado, a demissão de Graça Foster e da diretoria da Petrobras não é tão certa assim. O que o governo decidiu mesmo é mudar o conselho de administração quase de cabo a rabo.

Quer levar para o conselho da Petrobras executivos e empresários de alta reputação para trabalharem mais perto da diretoria. E, sobretudo, ter um executivo comprovadamente bem sucedido na gestão de empresas privadas para ser o chairman.

Por Lauro Jardim
 

Nenhum comentário: