terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dólar dispara: investidores fogem dos escândalos petistas.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015


Pois é: falta de água, falta de energia, país desgovernado - ninguém investe em tanto risco:

Sem trégua no mercado de câmbio, o dólar abriu em alta ante o real nesta terça-feira. Por volta das 11h, a cotação estava em 2,804, com avanço de 0,86%. A moeda americana não fecha um pregão acima dos R$ 2,80 desde novembro de 2004. 
Os escândalos envolvendo a Petrobras, os riscos de racionamento hídrico e de energia, além da delicada situação fiscal e os desafios do Palácio do Planalto no Congresso, somam-se às preocupações com a Grécia no exterior e reduzem o apetite por risco entre os investidores - o que eleva a procura pela moeda americana.
Diante do descontentamento dos agentes financeiros com os rumos da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB) do País, além da desconfiança quanto ao cumprimento da meta fiscal de 2015 e das as preocupações quanto à aprovação, no Congresso, do ajuste proposto pela equipe econômica de Dilma Rousseff, os juros futuros têm refletido como consequência mais prática e imediata um relevante aumento dos prêmios. Por um lado, a elevação das taxas dos DIs abre oportunidades para os investidores - particularmente os estrangeiros, em estratégias de arbitragem -, mas a percepção ruim com o Brasil sustenta também o dólar em alta. 
Na segunda-feira, a moeda norte-americana fechou no maior patamar ante o real desde 9 de dezembro de 2004, no sétimo avanço em dez sessões, o que pode estimular vendas pontuais para realização de lucros durante a sessão. No exterior, a moeda dos Estados Unidos ganha terreno ante os dólares australiano e canadense, os pesos mexicano e chileno, após essas divisas correlacionadas às commodities se fortalecerem, momentaneamente, na esteira da desaceleração da inflação ao consumidor (CPI) chinês para o menor nível em cinco anos em janeiro. 
Bolsa. Depois de fechar o pregão de segunda-feira em alta, na contramão dos mercados internacionais, a Bovespa ajusta o foco ao exterior e exibe ganhos após a abertura da sessão desta terça-feira. 
Às 11h, o Ibovespa subia 0,08%, aos 49,422 mil pontos. As ações preferenciais da Petrobrás, em dia de recuperação forte de valor, avançavam 3,02%. As ordinárias subiam 3,04% no horário.  (Estadã0).

Nenhum comentário: