terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Tiririca desmentido--Pior que está pode ficar, sim!


Carlos Chagas
O golpe de graça na presidente Dilma foi dado pelos números da pesquisa do Datafolha. A partir de sua divulgação, não há hipótese de a Câmara dos Deputados aprovar as medidas provisórias do aumento de impostos e da supressão de direitos trabalhistas.

Nem na bancada do PT registra-se unanimidade no apoio a esse primeiro pacote do saco de maldades preparado pelo ministro Joaquim Levy. Caso Dilma insista em amealhar votos para esse monstrengo e sua queda será maior ainda. Investir contra o seguro-desemprego, o abono salarial e as pensões das viúvas equivalerá não apenas a novo desmentido nas promessas de campanha da presidente reeleita, mas determinará desgaste fundamental nos quadros do PT.

Nem o mais competente dos mágicos conseguiria, em outubro passado, imaginar a catástrofe que se abateria sobre o governo e sua chefe. Com todo o respeito, Dilma está hoje reduzida a frangalhos. No ministério, pior ainda. Não será o polêmico Mangabeira Unger que salvará a equipe do naufrágio. Há quem especule que o ministro da Fazenda não vai durar dois meses.

Junte-se ao fracasso na tentativa de implantar o neoliberalismo na economia e, apesar da força feita pela maioria dos veículos de comunicação, a conclusão será de que o palácio do Planalto necessita encontrar outros rumos para tirar o país do buraco.

RUIM DE SERVIÇO

O segundo mandato começa sob a constatação de ser o governo “ruim de serviço”. Não acerta, em sua tentativa de recuperação nacional, ainda mais às vésperas da divulgação da lista do procurador-geral da República. Mesmo que algum tucano possa estar envolvido como incurso na roubalheira da Petrobras, a grande maioria será constituída de governistas. Melhor dizendo, de sabujos incrustados na administração federal.


Cada um que se defenda, buscando comprovar inocência, mas a previsão é de condenações pelo Supremo Tribunal Federal para os que detém mandatos. Mais as cassações. Quanto aos outros, cairão nas malhas de tribunais variados ou na primeira instância da Justiça Federal do Paraná, onde os espera esse espécie de guardião dos infernos, o cérbero que vem sendo o juiz Moro.


Claro que ficará pior ainda a imagem dos políticos, culpados ou não na lambança da estatal petroleira, mas a principal desmoralização das instituições atingirá a presidente e até seu criador. Porque o Lula já percebeu a dimensão do estrago que está sendo o segundo mandato para suas pretensões de retornar em 2018.

Em suma, os fatos estão desmentindo o Tiririca: fica pior, sim. Muito pior…

Nenhum comentário: