sábado, 15 de fevereiro de 2014

Barracão desaba, fere 39 e expõe anarquia urbana

Terra de ninguém 
 
 
Feridos foram vítimas da falta de controle dos órgãos de fiscalização
Publicado: 14 de fevereiro de 2014 às 10:59

barracooes na esplanada 01
A profusão de barracões enfeia a cidade e ainda faz vítimas

Trinta e nove pessoas ficaram feridas com o desabamento de uma tenda montada aparentemente de forma clandestina, sem autorização de funcionamento, ao lado do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. A estrutura de metal e lona caiu durante as fortes chuvas em Brasília, na noite desta quinta-feira (13).

Os feridos participavam do evento “1º Simpósio Nacional do Movimento Junino”, organizado por uma certa “Confederação de Entidades de Quadrilhas Junina (Confebraq)”. A Defesa Civil informou que o barracão foi armado sem licença prévia, nem autorização oficial, muito embora tenha recebido apoio da Secretaria de Turismo do governo do DF.

O acidente expõe uma das principais mazelas da capital do Brasil: a farra da privatização de espaços públicos por empresas promotoras de evento, que armam barracões em plena Esplanada dos Ministérios, frequentemente sem autorização e sem fiscalização de órgãos como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Há suspeitas inclusive de que a condescendência e a omissão dos órgãos públicos seriam produto de corrupção.

Cerca de 200 pessoas jantavam no local e se preparavam para uma apresentação de quadrilha, quando ocorreu o desabamento. Técnicos procuravam representantes do simpósio para solicitar o alvará de funcionamento, mas ninguém se apresentou.

Nenhum comentário: