quarta-feira, 5 de março de 2014

Alvaro Dias lamenta descaso do governo com a segurança pública





O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou, nesta quarta-feira (5), o que chamou de descaso do governo federal com a situação da segurança pública.

O senador lamentou o corte, por parte do governo, de uma emenda parlamentar de R$ 130 milhões destinada a reforçar o aparelhamento da polícia na região de fronteira do estado do Paraná. A emenda foi apresentada pela bancada paranaense no Congresso. 

Alvaro afirmou que o corte "é uma temeridade” – pois as drogas costumam vir de fora – e demonstra a falta de visão estratégica do governo.

– Esse valor iria melhorar a segurança na tríplice fronteira – disse o senador, ressaltando que os recursos alcançariam também as Forças Armadas.

Alvaro Dias lembrou que o Conselho Internacional de Controle de Narcóticos, ligado à ONU, acaba de divulgar que o consumo de cocaína no Brasil mais que dobrou nos últimos dez anos e já é quatro vezes superior à média mundial. Em 2005, de acordo com a pesquisa, 0,7% da população entre 12 e 65 anos consumia a droga. 

Em 2011, essa taxa chegou a 1,75%.

O senador também relatou que esteve em Londrina (PR), na última sexta-feira (28), conversando com representantes dos bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Federal sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia para o desempenho de suas funções. 

Os policiais, informou o senador, pedem recomposição salarial e mais estrutura para a realização de seu trabalho. Alvaro Dias citou uma pesquisa que aponta que mais de 250 agentes deixam a Polícia Federal anualmente, em busca de melhores salários, e mais de 85% do quadro se sentem infelizes no trabalho.

- As nossas homenagens àqueles que, de forma direta ou indireta, combatem o crime e a corrupção – disse o senador.

Aerus

Alvaro Dias também informou que no próximo dia 12 o Supremo Tribunal Federal (STF) vai realizar a primeira sessão de julgamento no caso do Fundo Aerus, dos aposentados e pensionistas da Varig. O senador disse que vem acompanhando esse “calvário” há cerca de sete anos. 

Ele lamentou a insensibilidade do governo com o assunto, mas ressaltou que, com o julgamento do STF, volta a esperança. O senador ainda criticou a condução da economia e lamentou o baixo crescimento do produto interno bruto (PIB), que ficou em 2,5% no ano passado.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: