quarta-feira, 5 de março de 2014

O monstro de Bangu e a barbárie na periferia

05/03/2014
às 21:30 \ 

Veja-- Rodrigo Constantino


Fonte: GLOBO


O caso chocou o país: menino de apenas 8 anos vai para a casa do pai e acaba espancado até a morte por gostar de lavar a louça ou fazer a dança do ventre. Eis o resumo da tragédia:

A tragédia começou a ser delineada aos poucos. Em Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Digna Medeiros, uma jovem de 29 anos que vive da mesada de dois salários-mínimos dada pelo pai, começou a ser pressionada pelo Conselho Tutelar porque não mandava seu filho Alex, um garoto franzino, que não aparentava seus 8 anos, à escola. Ameaçada de perder a guarda, mandou o menino para o Rio para que ele morasse com o pai. O encontro da criança tímida com o pai desempregado, que já cumprira pena por tráfico de drogas, não poderia ter sido mais desastroso. Horrorizado porque Alex gostava de dança do ventre e de lavar louça, Alex André passou a aplicar o que chamou de “corretivos”. Surrava o filho repetidas vezes para “ensiná-lo a andar como homem”. No último dia 17, iniciou outra sessão de espancamento. Duas horas depois, Alex foi levado para um posto de saúde. Parecia desmaiado, com os olhos grandes, de cílios longos, entreabertos. Mas não havia mais o que fazer. Estava morto. 

Uma desgraça revoltante, sem dúvida. Mas também é revoltante o uso que estão fazendo do caso para atacar “conservadores” associados à homofobia, como se fosse um caso típico de homofobia e nada mais. É um caso de homofobia também, o que é abjeto. Mas é, acima de tudo, o retrato da barbárie na periferia do Brasil, ignorada por uma elite culpada que prefere enaltecer as maravilhas da vida nas “comunidades” pobres.

Em primeiro lugar, o assassino não espancou “apenas” o filho afeminado; bateu na própria mulher e pior, na própria mãe! Ou seja, trata-se de um monstro, de uma pessoa descontrolada, violenta, que foi presa por tráfico de drogas e que continuava consumindo drogas no meio da rua, segundo a reportagem, amedrontando a vizinhança com seu currículo. A morta poderia ser sua mulher ou sua mãe, e o caso não seria mais de homofobia, mas seria igualmente bárbaro, pois bárbaro era o assassino.

Em segundo lugar, a mãe do garoto é outro retrato das desgraças de nossa periferia. Com quase 30 anos, não trabalha, vive de mesada, não mandou o filho para a escola, e foi mãe aos 14 anos. Além disso, já tem outro bebê, com 8 meses, de pai diferente, e mais um de 3 anos, que mora com os avós, além do primeiro, que já tem 15 anos e que ela não vê desde neném. A bandeira feminista de mãe solteira perde seu charme na vida real dos mais pobres, não é mesmo?

Drogas, gravidez precoce, vários filhos com vários pais diferentes, homofobia, violência, famílias totalmente desestruturadas, falta de emprego fixo, tudo isso parece o roteiro de muitas vidas nas favelas que, ao contrário do que diz a esquerda caviar, a elite culpada, não tem nenhum glamour. 

Passei o carnaval lendo Theodore Dalrymple, médico britânico que conhece de perto inúmeras histórias como esta nos guetos da Inglaterra.

Só podemos lamentar a perda de Alex, e torcer para que casos como o dele não se repitam. 

Infelizmente, sabemos que seria uma esperança ingênua. O problema não é só a homofobia; é todo o esgarçamento do tecido social e a destruição dos pilares da civilização.

Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: