terça-feira, 25 de março de 2014

Roubo, tráfico e homicídio são principais atos infracionais cometidos por menores do DF

25/3/2014 às 00h14



Secretaria da Criança e Codeplan lançam estudo inédito no país sobre o tema


Do R7


Elaborada pela Secretaria da Criança e a Codeplan (Companhia de Planejamento Distrito Federal), a pesquisa "Perfil e Percepção Social dos Adolescentes em Medida Socioeducativa no Distrito Federal" mostra o perfil dos adolescentes do sistema socioeducativo entrevistados.   
O levantamento  apontou que a maioria é do sexo masculino, têm entre 15 e 18 anos, têm família – muitas vezes formada por mãe, irmão e avós –, com renda média mensal de até três salários mínimos por domicílio. 

Além disso, são negros, pretos e pardos, em sua maioria, e residem em regiões administrativas como Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Planaltina e Santa Maria, principalmente. 

Os adolescentes, segundo a pesquisa também têm baixa escolaridade, grande dificuldade para frequentar a escola e concluir o ensino fundamental. Quanto aos atos infracionais cometidos, em primeiro lugar ficou roubo, seguido de tráfico de drogas e homicídio.  

Leia mais notícias no R7 DF
Após 38 anos e morte de 30 menores infratores, unidade de reabilitação será demolida no DF

A pesquisa, segundo a secretária da Criança, Rejane Pitanga, demonstra o  interesse do GDF (Governo do Distrito Federal) em obter e trabalhar com informações sobre o sistema socioeducativo.   

— Este estudo faz parte de uma série de iniciativas do governo, por meio da Secriança, de efetivar as políticas para os adolescentes que têm o objetivo de promover a ressocialização dos jovens autores de ato infracional.  

Pesquisa

Foram entrevistados adolescentes em todas as unidades de UAMAs (Atendimento em Meio Aberto), de Semiliberdade e Internação. E abordadas questões sobre perfil socioeconômico, sexo, raça e cor, idade, escolarização, renda e trabalho, e tipo de ato infracional.   
Os adolescentes foram ouvidos também sobre o histórico sociofamiliar e de violência, sensação de segurança, acesso a atividades físicas, culturais e lazer e áreas de interesse para capacitação profissional.  
Na área de trabalho, os adolescentes destacam suas áreas de interesse e em que gostariam de se capacitar, entre as principais, informática, mecânica de automóveis e eletroeletrônica. 

Em educação, muitos mostraram o desejo de fazer algum curso superior, até incentivados por experiências anteriores de trabalho e até mesmo pelo cumprimento da Prestação de Serviços à Comunidade.  

Nas atividades de cultura e lazer,  a pesquisa mostrou que além do futebol, natação, academia/musculação/ginástica e ciclismo são as atividades físicas de maior interesse. O diretor de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan, Osvaldo Russo, enfatiza que esta é uma das maiores pesquisas de campo já realizadas sobre o tema no Brasil. 
  
A coleta dos dados foi realizada entre junho e julho de 2013, em uma parceria entre a Codeplan e a Secretaria da Criança. Juntos, os órgãos compuseram duas equipes de pesquisa para aplicação dos formulários.  
Foram entrevistados 1147 adolescentes, sendo 99 da medida de Prestação de Serviços à Comunidade, 450 de Liberdade Assistida, 59 na Semiliberdade e 539 na Internação, em 14 Unidades de Meio Aberto, 3 de Semiliberdade e três de Internação.  

A divulgação oficial da pesquisa será realizada nesta na tarde desta terça-feira (25).
 
 

Nenhum comentário: