terça-feira, 25 de março de 2014

Aposentados da Aerus acampam há 13 dias no Salão Verde

Câmara dos Deputados 
 
São cerca de 10 mil aposentados prejudicados pela falência de companhia aéreas
Publicado: 25 de março de 2014 às 12:42   Diário do Poder

aposentados aerus
Aposentados estão acampados no Congresso

Os aposentados e pensionistas do Instituto Aerus, formado por funcionários das extintas companhias aéreas Varig, Cruzeiro e Transbrasil, estão acampados há 13 dias no Salão Verde da Câmara dos Deputados. 

Eles esperam ser recebidos nesta terça-feira (25) por uma equipe da Advocacia-Geral da União (AGU), que tratará do pagamento de benefícios para os quais contribuíram quando estavam na ativa, mas até hoje não receberam. 

“Não dá para sair daqui com mãos abanando desta vez”, avisou o ex-comandante da Varig Zoroastro Ferreira Lima Filho, em referência ao protesto que fizeram no ano passado, sem obter êxodo.

Segundo informações dos próprios manifestantes, são aproximadamente 10 mil aposentados prejudicados – a maioria dificuldades financeiras, já que estão sem receber os valores pagos enquanto estiveram na companhia. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou a União a pagar uma indenização à Varig por perdas decorrentes da inflação, fato que aumentou a esperança dos aposentados de receberem o dinheiro do fundo. 

Hoje, eles recebem apenas 8% do valor que deveria ter sido pago e vivem com medo de que esse pagamento também chegue ao fim, já que os recursos do instituto pode estar perto do fim.


Os manifestantes também esperam conversar com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, mas o encontro ainda não foi confirmado pelo ministro.

Nenhum comentário: