quarta-feira, 2 de abril de 2014

Câmara Legislativa: Votação com dia certo

Publicação: Quarta-feira, 02/04/2014 às 07:20:00


Deputados fecham acordo para votar projetos todas as terças-feiras

 
suzano.almeida@jornaldebrasilia.com.br
Após pedidos públicos de parlamentares, o presidente da Câmara Legislativa, Wasny de Roure (PT), convocou os 24 deputados para uma reunião geral. Compareceram 22  – Alírio Neto (PEN) e Doutor Michel (PP) não participaram. 


No encontro, ficou acertado que ao menos as terças-feiras serão dedicadas à votação de projetos do Executivo e do Legislativo. Esta era uma das reivindicações dos distritais. 

Ficou acertado também que nos demais dias de Plenário – quartas e quintas-feiras – a pauta só será levada a apreciação se houver quorum. 


“Vamos encerrar as falas de deputados até às 16h30 para daí iniciar as votações. Nesses dias, caso algum parlamentar queira fazer o uso da palavra, depois de encerrada as votações, abriremos para isso”, detalhou Wasny.

Não é garantido

Apesar do combinado, o presidente da Casa sabe que a presença dos parlamentares nas sessões não está garantida. “Cada um sabe do seu compromisso. Não posso ser hipócrita aqui, tenho que fazer um jogo combinado. Tenho que trabalhar com o que tenho. É melhor ter pelo menos um dia de votação na mão do que nenhum”, desabafou o presidente.


Para a deputada Celina Leão (PDT), quem tem deixado de comparecer as sessões é a própria base. “Eu passei mais de um mês tentando aprovar um requerimento para a realização de uma comissão geral, mas não consegui por falta de quorum. Eu não posso deixar que a população venha para a comissão e voltem para casa. É por isso que estou com fama de fazer comissão fantasma”, argumentou.

Há também quem tenha avaliado a reunião como positiva. O líder do PMDB, Wellington Luiz, acredita que a Casa ganhará com a decisão. “A reunião foi proveitosa, conseguimos definir parâmetros para as votações e que vai atender a todos”, afirma. 


O deputado defendeu o grupo e disse não acreditar que os demais dias sejam mortos. “Votar prioritariamente na terça não significa que os demais dias serão mortos. Caso necessário haverá votação, mas sabemos que é comum a quinta-feira ser transformada em comissão geral”, conclui.


Ideias: Brasilienses levam a debate propostas para o futuro do DF


Empresários e representantes da sociedade civil se reuniram para debater o futuro da capital do País. A convite do diretor superintendente da Markimob, Bruno Bontempo, mais de cem pessoas participaram de coquetel, no Lago Sul para empreender essa discussão.

 “Estamos preocupados, principalmente, com os rumos da política local. Diversos setores da sociedade, incluindo estudantes, estão aqui hoje para tentar fazer mais por Brasília”, afirmou o jovem empresário Bontempo. 


Questões  como saúde, educação e segurança foram os principais assuntos debatidos no encontro. Os índices de violência e a necessidade de elevar o  investimento em saúde também foram colocados em pauta. 


“Estou aqui, primeiramente, porque fui convidado pelo Bruno e nossas famílias são amigas de longa data. Bruno é uma pessoa dedicada, preocupada com o futuro da cidade”, ressaltou o ex-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), José Humberto Pires. 


Para ele, o cenário político da capital precisa de renovação, de pessoas comprometidas com a população. “Colocar esses temas em pauta, discuti-los com quem está preocupado com o futuro de Brasília já é sempre um bom caminho para a mudança”, disse ainda o empresário.


Pessoas que queiram mudar


O senador Gim Argello (PTB) também estava presente no debate. “A política é um ambiente contaminado. Por isso, o mais importante nestas eleições, é pensar e votar em gente comprometida com a política. Pessoas que queiram mudar o cenário atual do DF”, lembrou.

Para o parlamentar, “Brasília precisa, antes de mais nada, de pessoas que queiram, de fato, investir no crescimento da  Região Integradas de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. “A população desses locais é composta por trabalhadores daqui, de Brasília. Eles merecem apoio e dedicação política”, salientou Gim.  

A  Markimob firmou-se no mercado brasiliense como uma das mais bem sucedidas empresas de vendas do País. Há anos,  a construtora realiza parcerias na área, trazendo parceiros para o desenvolvimento da capital do país. “Por isso, como diretor superintendente da Markimob, reconheço a importância de entrarmos nas discussões que envolvem o futuro da nossa cidade”, afirmou ainda Bruno Bontempo.





Nenhum comentário: