quarta-feira, 2 de abril de 2014

'Vai lavar panela', diz servidor do TRE-DF a eleitora que esperava senha


01/04/2014 14h39 - Atualizado em 01/04/2014 18h39


Ao G1, servidor negou deboche e disse que tem treinamento para a função.


Nesta segunda, 1.070 eleitores se recadastraram em cartório da Asa Norte.

Ricardo Moreira Do G1 DF


O último dia de prazo para o cadastramento biométrico de eleitores teve bate-boca entre um servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e pessoas que aguardavam atendimento no cartório eleitoral da Asa Norte, em Brasília. Um vídeo obtido pelo G1 mostra que por pouco a discussão não terminou na prisão de um eleitor.


O bate-boca foi motivado pelo fechamento dos portões do cartório por volta das 15h, embora o horário de atendimento seja até as 18h. Só quem pegou senha até o momento em que os portões foram fechados tinham a garantia de atendimento.


Pelas imagens é possível ver que o supervisor do cartório eleitoral, Everaldo Lopes, discute com um eleitor que não aparece nas imagens, mas está na fila do lado de fora da grade que cerca o prédio do tribunal. Em seguida Lopes pergunta: "É tu que é (sic) o machão?"


Papel afixado sobre uma urna de votação do cartório eleitoral da Asa Norte, em Brasília, fazia referência aos eleitores que deixaram para fazer o recadastramento no último dia. (Foto: G1 / Reprodução)Papel afixado sobre uma urna de votação do cartório eleitoral
da Asa Norte, em Brasília, faz referência aos eleitores que
deixaram para fazer o recadastramento no último dia

 
Logo depois, o funcionário pede a dois policiais militares que o acompanham para que prendam o eleitor. "Pega ele que ele tá me xingando! Pega ele!", diz. Os policiais, no entanto, apenas observam a discussão.

Uma mulher que também está na fila afirma, revoltada, que o servidor estava provocando os eleitores que estavam do lado de fora aguardando por uma senha. A mulher diz que o servidor  debochava dos que não conseguiram senha “mandando beijos”.

Ao fechar o portão que dá acesso ao prédio, o servidor se volta para a mulher e diz: "Vai pra casa minha, senhora! Vai pra casa lavar uma panela".

Procurado pelo G1, o servidor Everaldo Lopes disse que teve que acionar os PMs porque um homem estava chutando o portão que dá acesso ao prédio. "O rapaz chutou o portão. Eu falei: 'Você não chuta que isso é destruição do patrimônio público'. Aí ele chutou de novo e eu chamei a PM para prender ele".


Eleitores tiveram que esperar sentados no gramado ao lado do cartório do TRE na Asa Norte, em Brasília. (Foto: Ricardo Moreira / G1) 
 
Eleitores tiveram que esperar sentados no gramado ao lado
do cartório do TRE na Asa Norte, em Brasília.


Lopes negou ter dito a uma eleitora que ela fosse lavar panelas. "Jamais. Eu tenho treinamento. Eu sou um cara treinado. Eu tenho excelência. Eu tenho vários elogios na minha ficha funcional. Se você for ao TRE você vai ver. Eu jamais falaria isso. Eu jamais ofenderia qualquer eleitor. Eu tenho treinamento para isso", disse Lopes ao G1.

A chefe do cartório eleitoral da Asa Norte Sandra Gonçalves afirma que o comportamento do servidor só será investigado caso algum eleitor registre reclamação.


"Obviamente que eu não apoio este tipo de comportamento. Não deve falar nada disso. Porém, alguns eleitores são muito desrespeitosos. Os 'meninos' que estão na triagem eles passam o dia inteiro ouvido palavrões. As pessoas xingam mesmo, sem dó. E quando não conseguem o que querem, fazem isso. Eu peço desculpas, não é o comportamento normal, muito menos o comportamento apoiado pelo tribunal. Se houver a reclamação, com certeza ele deve responder a alguma coisa. Mas, de todo jeito, eu acho que o eleitor deve ter sido desrespeitoso para chegar nesse ponto", disse Sandra.

Atendimento

Até as 18h40 desta segunda-feira (31), 1.070 eleitores haviam concluído o recadastramento no cartório da Asa Norte. Outras 300 pessoas, segundo estimativa da supervisão do cartório, estavam com senhas e poderiam efetuar o recadastramento até as 23h59.

O tempo de atendimento na unidade era de sete a dez minutos. A média do TRE, segundo o cartório, são 15 minutos. Ao todo, 21 servidores trabalhavam no período da tarde desta segunda-feira no cartório, incluindo 12 que foram convocados para reforçar o efetivo.

Nenhum comentário: