quarta-feira, 2 de abril de 2014

Caças brasileiros serão monitorados pela NSA


Novos caças

Brasil pagou R$ 36 bi por caças que podem ser monitorados pela NSA
Publicado: 2 de abril de 2014 às 0:12 Diario do Poder

Caça Gripen
Caça sueco Gripen. Foto: Portal Aire

Escândalo na Suíça denunciou que a tecnologia de rádio dos caças Gripen, comprados pelo governo brasileiro em dezembro passado, detém “certificado de tecnologia” americana da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA). 

O sistema de rádio, desenvolvido pela empresa Rockwell Collins, permite o monitoramento de toda comunicação e até das imagens capturadas pelos caças suecos.

Como o Brasil, a Suíça vai comprar os caças Gripen, da Saab, que terceirizou o sistema de comunicação à americana Rockwell Collins.

Até o ano passado, uma empresa suíça era a responsável pelo sistema de comunicação do Gripen, mas foi substituída pela Rockwell Collins.

De acordo com denúncia do jornal suíço Tages Anzeiger, a tecnologia de comunicação pode até ser desligada por completo, remotamente.

Parlamentares suíços já pediram que o Ministério da Defesa de lá explique o caso e dê “transparência total” à compra de caças Gripen.

Leia na Coluna Cláudio Humberto.

 Comentários:



  • Paulo Rodrigues
    NAO QUISERAM COMPRAR DA BOING....

  • Adriana Garcia
    começaram a surgir os podres,

  • Graziella Born · 
    kkkkkk além da Aeronautica ter " engolido" estes caças, porque não eram seus preferidos, mas a Senhora decidiu por eles, agora vem esta........ este governo não dá uma dentro.....

  • Carlos Azambuja · 
    Esse é o governo dos petralhas, da refinaria de Pasadena, da refinaria do Japão e agora desses caças fajutos, que não são os que a Aeronáutica queria, mas os que os petralhas decidiram comprar.

  • Murilo Lima · 
    Tava bom demais pra ser verdade...

  • Edson Carmona · 
    A Malaysia Airlines, precisa começar a voar pras bandas de Brasilia....

Nenhum comentário: