quarta-feira, 2 de abril de 2014

Transporte sustentável: DF terá aluguel de bicicletas



Serviço será implementado, em caráter experimental, ainda neste ano
 
Da Redação, com Agência Brasília

redacao@jornaldebrasilia.com.br


As ruas do Plano Piloto ganharão estações de bicicletas disponíveis para a população. A novidade será implementada, em fase experimental, ainda neste ano. O edital de chamamento público para as empresas que quiserem oferecer o serviço foi publicado no Diário Oficial do DF  e a escolha da vencedora ocorrerá no dia 11 de abril.

"Com essas bicicletas o usuário pagará um valor simbólico de no máximo R$ 10 para fazer um cadastro. A partir disso, ele poderá utilizar a bicicleta por uma hora, deixá-la em uma estação, e 15 minutos depois, para garantir a rotatividade, pode usá-la novamente quantas vezes quiser. Primeiro faremos na zona central, como teste, e depois levaremos a outras cidades", explicou o subsecretário de Administração Geral, da Secretaria de Governo (Segov), Eduardo Alvares.

Funcionamento

Mediante cadastro, será possível utilizar as bicicletas  disponibilizadas em locais estratégicos e deixá-las em outras estações. A novidade pretende estimular novas formas de transporte. A iniciativa já havia sido anunciada em gestões anteriores, mas não saiu do papel.
Como as bicicletas serão usadas inicialmente para teste, não será necessário fazer   licitação e também não haverá custo ao Estado. Após a aprovação do sistema, se houver interesse do GDF, esse  serviço será licitado. A empresa vencedora da seleção terá 20 dias após a assinatura do contrato para instalar as estações e também para oferecer as bicicletas.

Saiba mais
 
Os interessados  devem apresentar os envelopes com os documentos para habilitação, projeto executivo e proposta técnica até as 9h do dia 11 de abril na sala da Comissão Especial de Seleção Pública da Segov. No mesmo dia, às 10h, serão abertos os envelopes com os documentos. A Segov fica no anexo do Palácio do Buriti.
 
Mais informações:  3961-4790/4610.
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília


Nenhum comentário: