terça-feira, 22 de abril de 2014

São Paulo e Brasília estão no topo das mais caras do Brasil


Estudo do Banco Central
A capital paulista e a federal têm preços 9% e 15% superiores à média nacional
Publicado: 21 de abril de 2014 às 11:51 -Diario do Poder

São Paulo e Brasília disputam o posto de cidade mais cara do Brasil. Comparando o custo de vida com o restante do país, a capital paulista e a capital federal possuem preços 9% e 15% superiores a média nacional, respectivamente. Os cálculos são parte de um estudo do Banco Central (BC) que projeta que serão necessários 25 anos para a região metropolitana de São Paulo recuar para o preço médio verificado na média do país.

O Nordeste, em contraponto, tem o menor custo de vida, 14% inferior ao da média nacional. No entanto, essa diferença começa a diminuir. Com o avanço econômico da região Nordeste nos últimos anos e a maior demanda por produtos e serviços, os preços desses itens passaram a subir, mas o processo ainda é lento: serão necessários 89 anos para que a região atinja o custo de vida médio do Brasil.

No Norte, esse prazo de convergência é ainda maior: 119 anos. O estudo do BC destaca ainda que, das cinco grandes regiões brasileiras, três estão ficando mais caras (Norte, Nordeste e Sul), uma está ficando mais barata (Sudeste) e uma está estável (Centro-Oeste), sem perspectiva de cair para a média nacional.

Ainda segundo a pesquisa, o maior nível de qualidade de vida está no Sul. O Norte e o Nordeste, por outro lado, têm os menores níveis de bem estar, mas se aproximam gradualmente das outras áreas do país.

Nenhum comentário: