Contrariando Código de Ética, deputado é relator em matéria de próprio interesse
O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), relator do novo marco legal da mineração, admite que é financiado por empresas de mineração e que defende o setor. De acordo com o Código de Ética, o deputado não pode ser relator numa matéria de interesse de financiadores de campanha.
Em dezembro do ano passado, em audiência na Câmara dos Deputados, o parlamentar assumiu que era financiado; porém, somente na terça, 06, foi encaminhada uma representação por quebra de decoro parlamentar. O documento foi encaminhado por organizações da sociedade civil e cidadãos comuns.
“Sou financiado, sim, pela mineração, legalmente. Alguns ambientalistas já falaram: ‘você não pode ser relator porque é financiado pela mineração’. De forma alguma”, disse Quintão durante audiência do ano passado. “Não tenho nenhuma vergonha de ser financiado, dentro da lei, por mineradoras”, completou o deputado, que defende de forma veemente os interesses das grandes mineradoras.
É primeira vez que uma representação popular, por quebra de decoro, é apresentada contra um parlamentar pelo fato dele relatar um projeto de interesse direto de seus financiadores de campanha. No vídeo abaixo, deputado confessa que é financiado por mineradoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário