sábado, 24 de maio de 2014

O Dia do Orgulho Nerd ganha comemoração em grande estilo com dois eventos temáticos


João Rodrigues
joao.rodrigues@jornaldebrasilia.com.br


 
Qual é a diferença entre nerd e geek? Simplificando ao máximo, podemos considerar como nerd a pessoa viciada em produtos como quadrinhos, filmes e games. Já o geek é aficionado em tecnologia. Apesar da diferenciação, ambos comemoram o Dia do Orgulho Nerd, celebrado em Brasília neste final de semana durante o Festival Geek Prime 2014, que acontece hoje e amanhã, no colégio Notre Drame (914 Sul).


As duas culturas começaram a ser comemoradas por causa de uma iniciativa conhecida como o Dia del Orgullo Friki, organizado por nerds da Espanha e que acabou se espalhando pelo mundo por meio da internet. A data é comemorada oficialmente amanhã. O motivo: em 25 de maio de 1977 estreava nos cinemas norte-americanos o primeiro filme da saga Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Rede social exclusiva
O JBr. foi à procura de nerds e geeks brasilienses em seu habitat natural: a internet. Mais precisamente no grupo denominado Skynerd – DF, do Facebook, que, por sinal, estará presente no Geek Prime. Criado em agosto de 2012, Skynerd era uma rede social exclusiva para nerds criada pelos gestores do site Jovem Nerd, um dos maiores pontos de informação e diversão voltados para esse público no Brasil.
A “sucursal” candanga foi criada pelo analista de sistemas Fábio de Melo Rocha Santos e mais dois amigos. “(O grupo) consiste em reunir os amantes da cultura nerd em um só lugar para socializar, com jogos de RPG, tabuleiro, card games, videogames, além de debates sobre crossover entre personagens da cultura pop em geral e um quiz envolvendo trilhas sonoras de todos os entretenimentos”, descreve Fábio.

Star Wars e coleções de  quadrinhos
A estudante Kelly Tavares Portela já esteve em um encontro promovido pela Skynerd. Seu contato com o universo nerd começou cedo, graças à influência recebida pelo pai, que a colocava para assistir Star Wars quando a jovem era pequena. “Foi com meu pai que tive contato com os videogames, filmes entre outras coisas, como a paixão por colecionar quadrinhos”, lembra.


O gosto por ler e o interesse acima da média de querer conhecer coisas novas tornou o analista de sistemas Maglione Sales do Nascimento Junior, também membro do grupo Skynerd-DF, um verdadeiro CDF na época da escola. “Acho que o CDF de ontem é o nerd de hoje”, brinca.

Tempo livre
Fã de quadrinhos das editoras Marvel e DC, Maglione preserva até hoje sua primeira edição da HQ do herói Punho de Ferro. Após escolher sua profissão na área da tecnologia, o analista aprendeu mais sobre o assunto e sobre a internet. E hoje, no seu tempo livre, coordena o Fase Beta com mais sete amigos. O site reúne informações, curiosidades e notícias do universo nerd, além de vídeos comentando HQs, games, filmes, entre outras coisas.

“Acho que aprendi a ler com quadrinhos”
Em The Big Bang Theory, os quatro amigos nerds Leonard, Sheldon, Raj e Howard têm como hobby colecionar HQs (histórias em quadrinhos), games, bonecos, box de filmes e séries, entre outros produtos da cultura geek. Nos episódios das sete temporadas da cultuada série de TV nota-se que a sala e o quarto dos protagonistas estão sempre repletos com esses produtos.

Antes mesmo da popularização da figura do nerd, alcançada na última década, o professor de inglês Antonio do Rego Barros Neto sempre gostou dessa cultura.

Ele possui uma enorme coleção de quadrinhos nacionais e importados (como mangás em japonês), bonecos, jogos eletrônicos, actions figures (figuras de ação), filmes da trilogia Matrix e até mesmo réplicas, como o martelo de Thor, Deus do Trovão, e o castelo de Greyskull, do desenho animado He-Man e os Mestres do Universo – que fez sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 1990.

Antonio explica que a cultura nerd faz parte de seu sangue: “Não tenho como existir fora desse mundo”. A paixão do professor pelos elementos da “nerdice” começou aos quatro anos de idade quando ele foi apresentado às suas primeiras HQs. “Aprendi a ler com quadrinhos”, conta.

HQs
Depois dos gibis, pegou gosto por cinema e animações. Para ele, os três possuem muita coisa em comum. “Pode-se dizer que meu interesse é por artes visuais como um todo, com uma atenção especial em quadrinhos”, diz.

Para entender melhor sobre a arte da narrativa das HQs, Antonio procura ler livros de ficção e fantasia, biografias de produtoras de games e editoras de quadrinhos, além de conceitos de filosofia ocidental e oriental. Ele faz tudo isso para entender a cabeça de criadores como George Lucas, por exemplo, o “pai” de Star Wars.

“Quero ter noção de como estruturar bem os eventos e como criar uma boa história”, conta. E cita o livro A Jornada do Herói, criado pelo antropólogo norte-americano Joseph Campbell, que define os 12 estágios para uma pessoa comum se tornar alguém importante.

Mestrado e desenhos
Para o professor de inglês Antonio do Rego Barros Neto, mangás e animes (desenhos e quadrinhos japoneses) fazem parte do mundo nerd. E ele lembra que essa cultura começou no Brasil com os seriados japoneses de tokusatsu (que utilizam pessoas de verdade), como Jaspion e Changeman; e animes como Cavaleiros do Zodíaco e Shurato.

Apesar de opiniões contrárias de parte do universo nerd, Tonho, como é conhecido, acredita que tanto a produção japonesa quanto a norte-americana podem ser enquadradas na cultura nerd.

O professor se formou em língua inglesa e, além de dar aulas, faz um mestrado com o tema Quadrinho Jornalístico: Uma Análise de Gênero, com o objetivo de trabalhar com HQs (também conhecida como a nona arte).

Tonho pretende trabalhar com roteiros e desenhos de comics (quadrinhos americanos). No ateliê, repleto de coisas nerds como games e livros, a prancha de desenhos tem lugar cativo. “Como minha tese de mestrado lida com a linguagem dos quadrinhos, eu mesmo vou desenhar alguns exemplos didáticos para ilustrar alguns pontos”, explica.

Apesar de ter o perfil de um clássico nerd há muito tempo, alguns amigos o comparam com Sheldon, o personagem mais popular de The Big Bang Theory. “Nessas horas, eu logo respondo que estou mais para um mix de três dos quatro personagens principais do seriado: uma mistura de Sheldon com Leonard, além de um pouco de Wollowitz”, brinca.

Saiba mais
Aproveitando o Dia do Orgulho Nerd, a editora DarkSide lança amanhã Star Wars: A Trilogia.

A saga que atravessou o espaço e inúmeras gerações de fãs retorna ao público brasileiro em capa dura contando as histórias clássicas de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader.

A trilogia reúne os romances inspirados nos três primeiros filmes do universo fantástico criado por George Lucas: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi.

Outro lançamento é o livro Geek Love - O Manual do Amor Nerd, do americano Eric Smith. Lançada pela editora Gente, a obra é direcionada aos geeks que estão cansados de viver a vida no “single player mode” e promete ajudá-los a se tornarem conquistadores irresistíveis.

Roteiro
Festival Geek Prime 2014 –  Sábado e domingo, às 11h30. No Colégio Notre Dame (914 Sul). Ingressos a R$ 40 (antecipados) e R$ 50 (no dia). Mais informações pelo telefone: 9401-9779. Classificação livre.

Dia da Toalha Omninérdia –  Domingo, das 15h às 
19h. Entre os blocos A e B da 409 Norte. Entrada franca. 
 

Mais informações pelo  telefone: 9217-3541. Classificação livre.



Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: