ludmila.rocha@jornaldebrasilia.com.br
Um fenômeno astronômico conhecido como “Super Moon” (superlua), no qual a lua cheia surge maior e mais brilhante no céu, pode ser visto neste sábado (12) em Brasília.
Apaixonados pela lua que permanecerem acordados ou levantaram bem mais cedo para observar o fenômeno, poderão desfrutar de um verdadeiro presente da natureza.
De acordo com especialistas, o ápice da superlua ocorreu às 8h25 deste sábado, mas não foi possível observar porque o céu já estava claro. O efeito visual, no entanto, foi o mesmo algumas horas antes de seu auge, entre 5h e 6h.
Madrugada
Márcia Lopes, 24 anos, caixa de um supermercado no Sudoeste, disse que apesar de não saber do fenômeno, observou que a lua estava maior e mais brilhante esta noite. “Está linda, embelezando a fachada do supermercado. Até comentei com as minhas colegas que parecia maior”, conta.
Já o professor Luiz Victorino, de 32 anos, não viu diferença no brilho. “Está realmente muito bonita, mas não reparei que está mais brilhante. Acho que a diferença no tamanho vai poder ser melhor observada de madrugada”.
E ele tem razão. Segundo Enos Picazzio, astrofísico da Universidade de São Paulo (USP), somente com uso de instrumentos seria possível perceber diferença no brilho lunar às 6h e às 8h25", afirma.
O fenômeno
O fenômeno ocorre porque a órbita lunar não é exatamente circular. Por este motivo, em determinado ponto, o satélite fica mais próximo da Terra. Se esse ponto de proximidade coincidir com a lua cheia, ocorre a superlua.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário