quinta-feira, 24 de julho de 2014

Lauro Jardim- Radar on Line= Zidane vem ao Brasil e outras noticias


Zidane vem ao Brasil

O carrasco agora nos ajuda
Zidane: embaixador da Danone

Eterno carrasco da seleção, Zinedine Zidane vai desembarcar no Brasil em novembro. O ex-craque francês é embaixador da Copa das Nações da Danone, disputada por jogadores de 10 a 12 anos, cuja fase final será disputada por 32 seleções em São Paulo.

Cafu, que sofreu com Zidane em duas Copas do Mundo, também vai participar do campeonato. Em agosto, o capitão do penta entregará a taça ao time brasileiro que, depois, irá representar o Brasil na fase internacional do torneio. Estão na disputa seis times, entre os quais Cruzeiro e Internacional.
Por Lauro Jardim

Lula e Lindbergh

Ao menos, um cabo eleitoral
Ao menos, um cabo eleitoral

Abandonado por Dilma Rousseff, Lindbergh Farias ainda tem onde se agarrar.
Lula tem repetido aos seus interlocutores próximos que trabalhará intensamente para elegê-lo ao governo do Rio de Janeiro, apesar das pesquisas que mostram Lindbergh atrás de Anthony Garotinho, Marcelo Crivella e Luiz Fernando Pezão.

A propósito, Lindbergh encontra Lula amanhã em São Paulo para debater sua participação na campanha no Rio de Janeiro.

(Atualização às 16h33: Lindbergh entrou em contato para informar que irá ao Instituto Lula amanhã, mas não está prevista reunião com o ex-presidente) 



Por Lauro Jardim
 

Mais um empréstimo

Cemig: uma das distribuidoras que recorreram ao emp´restimo
Cemig: uma das distribuidoras que recorreram ao empréstimo

O governo, como se sabe, prepara um novo socorro às distribuidoras de energia, depois que os 11,2 bilhões de reais emprestados ao longo do primeiro semestre já se foram.

Serão 6,5 bilhões de reais, que não se sabe até quando bastarão: 3,5 bilhões de reais da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) através de um novo empréstimo de um pool de bancos – como o anterior de 11,2 bilhões de reais – e os outros 3,0 bilhões do sempre a postos BNDES.

Como esse novo empréstimo, o total já repassado e a repassar para as distribuidoras alcança a fenomenal soma de 18,9 bilhões de reais.


Por Lauro Jardim

Só assim

Inconformado com o Planalto
Informado pelo presidente do TCU

O presidente da CPI mista da Petrobras, Vital do Rêgo, chegou à sessão de ontem sabendo que o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Osvaldo Perrout, só falaria ao colegiado numa reunião fechada.

O presidente do TCU, Augusto Nardes, antecipou a surpresa: ligou para Vital do Rêgo anteontem, informando as condições para seu funcionário prestar o depoimento.
Nardes quis evitar desgastes com a Petrobras, já que a apuração dos negócios da companhia, sobre o qual Perrout foi convidado a dar informações, corre em segredo de Justiça.

Por Lauro Jardim

Novas funções

Bial: nova função
Bial: nova função

Pedro Bial está participando de uma espécie de conselho na Globo para adaptar obras literárias para a TV.

Nesta semana, a Globo anunciou que Geraldo Carneiro trabalha na adaptação de contos de Machado de Assis. A obra do escritor servirá de base para quatro episódios curtos e irá ao ar no Fantástico.


Por Lauro Jardim

Números ruins

Plataforma de petróleo: pouca produção, muita importação
Plataforma de petróleo: pouca produção, muita importação

O déficit da conta-petróleo do Brasil (ou seja, as exportações de petróleo, derivados e gás natural menos as importações) até a terceira semana de junho está encostando nos 10 bilhões de dólares. Precisamente, é de 9,961 bilhões de dólares.
 
Por Lauro Jardim

Mais um

partido nvo
Exigências do TSE atendidas
O Partido Novo, que em seu programa defende o ‘livre mercado, visão de longo prazo e liberdades individuais com responsabilidade’, conseguiu preencher as exigências legais, entre elas a coleta de meio milhão de assinaturas de apoio. Pediu hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro de partido político.
Por Lauro Jardim

Data marcada

De olho no aumento da concorrência
Reunião com Dilma

Dilma Rousseff tem mais munição para tentar reverter o mau humor do empresariado com a campanha petista.

Em reunião com Afif Domingos hoje no Palácio do Planalto, Dilma se comprometeu a sancionar no dia 7, às 10 horas, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que estenderá o regime de tributação simplificada a novos setores, cujos faturamentos sejam de até 3,6 milhões de reais por ano.

Por Lauro Jardim

O time peemedebista

Cirurgia
Na linha de frente

A reunião de Dilma Rousseff com os presidentes dos partidos da base aliada, ontem à noite no Palácio Alvorada, acertou que cada sigla elencará três ou quatro representantes para participarem de futuros encontros.

O PMDB já escolheu os seus. Além de Michel Temer, ficarão na linha de frente Valdir Raupp, Eliseu Padilha e o notório Jader Barbalho.


Por Lauro Jardim

O alívio de Mercadante

Mercadante: chefe da Casa Civil de fato
Mercadante: todo contente

Aloizio Mercadante não esconde o alívio hoje. O motivo: o resultado da pesquisa do Ibope, divulgada ontem.

Nem tanto pelas prospecções de primeiro turno, que mostraram números bem semelhantes aos do Datafolha, veiculados na semana passada.

No confronto com Aécio Neves, segundo o Ibope, Dilma venceria por 41% a 33%. A margem dá alguma folga aos petistas em comparação aos dados do Datafolha, que apontaram Dilma com 44% e Aécio, 41%.

Com quem falou hoje Mercadante comemorou o resultado. Não por acaso. As últimas horas antes de vir a público o último Ibope foram de alta tensão no Palácio do Planalto.

Mercadante e a cúpula da campanha de Dilma temiam uma nova pesquisa mostrando Dilma e Aécio colados num eventual segundo turno.


Por Lauro Jardim

Haja termelétricas

Um quarto da energia do país via termelétrica
46% da energia do Nordeste via usinas térmicas
Foi batido ontem o recorde histórico de acionamento de usinas térmicas no Nordeste, de acordo com dados do governo.

Foram acionados 4 396 megawatts médios, o que representa impressionantes 46% de toda a energia consumida na região.

Haja bilhões de reais para cobrir toda essa lambança.

Por Lauro Jardim

Nada mudou

Encontro fortuito
Ainda enrolado no Conselho de Ética


Luiz Argôlo apresentou sua defesa prévia ao Conselho de Ética na semana passada: tentou desqualificar as provas de suas relações íntimas com Alberto Youssef, argumentando que houve vazamento ilegal das informações e etc.

Beleza, mas o que pensa Marcos Rogério, relator do caso Argôlo-Youssef no colegiado? Objetivamente, o trabalho da defesa não alterou um milímetro das convicções de Rogério, como diz o próprio:

- Não apresentou nada de novo e não enfrentou o mérito das denúncias. Pode até ser que, após o depoimento das testemunhas, e a sustentação apresente argumentos, mas, por enquanto, nada.


Por Lauro Jardim

2,4 milhões de lucro

moedas
Sucesso de vendas

Apesar do vexame da seleção em campo, o Banco Central comemora a venda de 91% das 165 000 moedas comemorativas lançadas para a Copa do Mundo.
As 150 150 moedas vendidas desde janeiro renderam 13,3 milhões de reais ao Banco Central, que havia gasto 10,9 milhões de reais para produzir e distribuí-las. O lucro de 2,4 milhões de reais foi revertido ao Tesouro Nacional e vai compor o superávit primário.

O saldo ainda pode aumentar, já que as moedas ainda estão à venda. É a chance para Felipão e seus comandados, que não conquistaram sequer medalhas de bronze na Copa, garantirem suas lembranças do mundial do Brasil.

Por Lauro Jardim

Temer no programa

Presente para o vice
Gravando para a aliada

João Santana ligou para Michel Temer ontem e o convidou a gravar para o programa eleitoral de Dilma Rousseff. Temer, obviamente, deu o “ok” e entrará no estúdio na semana que vem.

Por Lauro Jardim

Na esteira da Copa

Mais passageiros
Movimento impulsionado pela Copa

A Anac divulgará hoje os dados de oferta e demanda de passageiros de voos domésticos, referentes a junho e ao primeiro semestre deste ano.

No mês passado, em meio à Copa do Mundo, 7,1 milhões de pessoas embarcaram nos aviões das companhias que ligam as cidades brasileiras. O total é 0,5% maior do que o registrado em junho de 2013.

Já taxa de ocupação em junho bateu o recorde mensal dos últimos dez anos. Na esteira da Copa, 78,4% dos assentos disponíveis foram vendidos.
Entre janeiro e junho deste ano, 45 milhões de passageiros decolaram em voos dentro do território nacional – 6,5% de crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado.

Por Lauro Jardim

Manifestante de carteirinha

rebeca
‘Regularmente filiada’ ao PT (clique para aumentar)

Um dos 23 presos na semana passada no Rio de Janeiro por colaborar com manifestações violentas engrossa as fileiras de filiados do PT fluminense. Rebeca Martins de Souza, acusada de ceder um carro a algumas das ações violentas, é filiada ao partido desde janeiro de 2007, como informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O PT saiu em defesa dos manifestantes na semana passada. Uma nota de repúdio assinada por Rui Falcão dizia:

– A prisão de ativistas no Rio de Janeiro, com o suposto propósito de impedir a participação em protestos de rua no último final de semana, é uma grave violação de direitos e das liberdades democráticas.

Por Lauro Jardim

Comemorando um ano

O símbolo do MOVA
O símbolo do MOVA


O movimento criado por Antonio Fagundes para reivindicar melhores condições de trabalho na Globo completou – e comemorou com festa – um ano de criação na segunda-feira. O Movimento de Artistas e Atores (MOVA) já tem oitenta artistas e um símbolo (Leia mais aqui e aqui).

Por Lauro Jardim

Briga sem fim

Janira e o pastor
Janira e o pastor

O PSOL fluminense pediu esta semana a impugnação da candidatura do pastor Jefferson Barros – uma novela interminável que teve início em junho (Leia mais aqui).
O Diretório Nacional foi favorável a candidatura de Barros, medida esta que desagradou a cúpula do partido no Rio (leia-se Jean Wyllys e Chico Alencar). A dupla de parlamentares é contra a candidatura porque considera que o pastor foi infiltrado no PSOL por Silas Malafaia para tumultuar as eleições.

Barros fez o registro da sua candidatura autonomamente e agora o partido no Rio tenta, mais uma vez, tira-lo das urnas.

Por Lauro Jardim

Ao menos um

No alvo
Testemunha confirmada

Enfim, uma testemunha convidada pela defesa de André Vargas confirmou presença no Conselho de Ética da Câmara. O capitão de Fragata da Marinha Paulo Ricardo de Souza e Souza vai depor na quinta-feira, às 11 horas.

Agora, será que ao menos o relator do processo no colegiado, Julio Delgado, sabe dizer qual é a importância do oficial da Marinha para o caso envolvendo André Vargas e Alberto Youssef?

Diz Julio Delgado:

- Não faço a menor ideia.

Por Lauro Jardim

Sem distinção

aécio e campos
Entre os convidados

Em tempos de guerra eleitoral, convém a quem assume postos públicos tomar cuidado com as escolhas. Francisco Falcão, futuro presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sabe disso como ninguém.

A lista de convidados da posse de Falcão, que acontecerá no início de setembro, sequer está fechada, mas três nomes já figuram na relação: Aécio Neves, Eduardo Campos e, óbvio, Dilma Rousseff.

Agora, qual deles vai marcar presença depois de receber o convite são outros quinhentos.

Por Lauro Jardim

Vem aí o overlay olímpico

Os Jogos vem aí
Quem paga a conta do overlay?

Terminada a Copa do Mundo, vai começar o planejamento para a aquisição das estruturas temporárias da Olimpíada de 2016. Na Copa, custou cerca de 600 milhões de reais nas doze sedes. Na Olimpíada, o número deverá ser maior. Quem paga? Ninguém sabe, ainda.

Por Lauro Jardim

Eu vou

cabral lindbergh
Está valendo tudo


Dilma Rousseff precisará montar suas visitas ao Rio de Janeiro atenta para não ferir suscetibilidades dos quatro candidatos ao governo estadual que integram a base aliada 

Lindbergh Farias, Luiz Fernando Pezão, Anthony Garotinho e Marcelo Crivella.


Até agora, não há nada previsto, para agonia dos políticos fluminenses em campanha.


Mas Lindbergh não quer nem saber. Quando Dilma for ao Rio e convidá-lo para estar junto, Lindbergh irá, mesmo se tiver que dividir palanque e a atenção da correligionária com Pezão e os demais adversários.
Por Lauro Jardim

Nenhum comentário: