quarta-feira, 9 de julho de 2014

Um jogador alemão explica como o Brasil sofreu a maior goleada da história


Do UOL, em Belo Horizonte

Brasil e Alemanha se enfrentam no Mineirão, pela semifinal da Copa

Goleiros Julio Cesar, Jefferson e Victor sobem ao gramado do Mineirão para fazer aquecimento antes do jogo contra a Alemanha Leia mais Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Veja Também

Per Mertesacker foi um espectador de luxo de parte do maior vexame da história da seleção brasileira. Viu, do banco, a sua Alemanha fazer cinco gols no time de Luiz Felipe Scolari, só no primeiro tempo. Com a propriedade de quem esteve no campo do Mineirão, a partir do intervalo, o zagueiro da seleção germânica explica como foi a goleada.


"Foi impossível de acreditar em um começo daquele. Com cinco gols no primeiro tempo, ter tanta vantagem. A gente não podia acreditar. Estivemos focados o tempo todo, foi uma performance incrível", disse o zagueiro do Arsenal, um dos poucos alemães que conversaram com os repórteres brasileiros.

Preterido por Joachim Low para a dupla Hummels e Boateng, Mertesacker, um veterano que está na terceira Copa, contou que se viu na pele dos brasileiros. "Nós sabemos como é jogar em casa, jogamos assim e perdemos em 2006. Claro que foi diferente, foi na prorrogação em um jogo muito mais apertado, mas é muita pressão de fora, não é fácil de lidar. Você podia ver neles que foram respeitosos demais. E nós melhoramos ao longo do torneio, hoje [terça] foi nosso melhor dia", disse o zagueiro.


Foi o casamento entre a melhor Alemanha e o pior Brasil, que não viu a cor da bola. 

"Eu não tenho ideia [do que aconteceu]. Fiquei surpreso pela fluência com que jogamos entre as linhas. Nos gols sempre tinha um homem livre. Quando ganhávamos a bola trocávamos passes muito rápido e isso causava problemas para eles. Nós forçamos eles a cometerem erros", explicou Mertesacker, com precisão.


A Alemanha, o time que mais troca passes no torneio, dominou o meio-campo do Brasil com o trio Schweinsteiger, Khedira e Kroos. Dos cinco gols que decidiram o jogo no primeiro tempo, em nenhum o alemão que marcou estava sendo devidamente marcado. O segundo do jogo, o 16º de Klose na história das Copas, mostra bem o que diz Mertesacker.

Depois de uma troca de passes no meio-campo, a Alemanha avançou rumo à área do Brasil e a movimentação na diagonal permitiu que Klose aparecesse livre dentro da área, atrás da linha da zaga verde-amarela. Quando recebeu a marcação, o centroavante teve a chance de passar para Muller ou girar e bater por conta própria. Optou pela segunda opção e fez.

"Quando você marca assim no começo é um choque positivo para nós e negativo para eles. A expectativa [de jogar em casa] é grande e carregar isso não é fácil. Você sente. Foi tão fluente para nós, todas as segundas bolas eram nossas, os passes funcionaram. Você sente pelo seu oponente, não é fácil", disse Mertesacker, acrescentando alguma compaixão na análise. 

Nenhum comentário: