Eleições 2014
Primeira pesquisa para o 2º turno presidencial aponta liderança do tucano
Publicado: 8 de outubro de 2014 às 17:09 - Atualizado às 5:22
Na pesquisa espontânea, Aécio tem 45% e Dilma soma 39%. Não sabe 11% e Nenhum 5%. Na pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados ao eleitor, Aécio continua na frente, com 49%, contra 41% de Dilma. Não sabe e Nenhum somaram 5% cada.
Aécio lidera nos estados do Norte e Centro-Oeste (51 x 37%), no Sudeste (53 x 37%) e no Sul (58 a 35%), mas está atrás nos estados do Nordeste (37 x 53%).
Os entrevistadores do Instituto Paraná Pesquisas quiseram saber se a decisão de voto no segundo turno é definitiva, e 81% responderam afirmativamente, 15% afirmam que ainda podem mudar de ideia e 4% não sabe/não respondeu.
É maior a certeza dos eleitores que declaram a intenção de votar em Aécio Neves: 88%, e 11% dizem que ainda podem mudar o voto. Dos que optam por Dilma, 84% afirmam que a decisão é definitiva, enquanto 15% dizem que podem alterar o voto.
Apesar da liderança na pesquisa, é maior o número de pessoas que acreditam mais na possibilidade de vitória de Dila: 48% contra 40% de Aécio. Não sabem 13 dos entrevistados.
Rejeição de Dilma é maior
A pesquisa também quis saber o índice de rejeição dos candidatos a presidente que vão disputar o segundo turno, e nesse quesito a candidata do T continua imbatível: 41% afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. A rejeição ao candidato do PSDB é menor: 32%. Não sabem 8% e 4% rejeitam ambos os candidatos. Aécio vence Dilma em todas as regiões à exceção do Nordeste, e a candidata do PT supera Aécio em rejeição.
O universo da pesquisa é uma amostra de 2.080 eleitores, maiores de
16 anos em 19 Estados e 152 municípios brasileiros entre os dias 06 a
08 de outubro de 2014, sendo checadas simultaneamente à sua
realização em 20,19% das entrevistas. Tal amostra representativa
do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem
estimada de erro de 2,2%. A pesquisa encontra-se registrada no TSE sob o
no BR 01065/ 2014.
Glauco Fonseca ·
Faço uma ressalva importantíssima: Esta pesquisa é "pura", ou seja, teve campo num período em que Marina Silva ainda não havia declarado seu apoio a qualquer um dos candidatos (e até agora não declarou). Portanto, esta é uma pesquisa sem influências diretas das recomendações de Marina, do PSB, da família de Eduardo Campos, de Eduardo Jorge ou de qualquer outro candidato vencido no primeiro turno. Aécio aparece já com carga inercial de votos e posiciona-se à frente e bem fora da margem de erro. O que acontecerá quando estarem sacramentados os apoios diversos a ambos os candidatos?
Céu Arder ·
Só Deus sabe... O cenário mundial está fervilhando... Espero que os "desavisados" atentem para isso. Ou ficaremos isolados do mundo "civilizado", por conta desses fantasmas que tanto assaltam este país... Mas vai mudar, é "profético"!!!!
David Costa Coelho ·
O Senador Aécio Neves, tem que reforçar a sua segurança pessoal, pois está lidando com uma quadrilha altamente perigosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário