domingo, 7 de dezembro de 2014

Embate entre usuários de crack e GCM gera tumulto e depredação no centro

Folha



Um embate entre usuários de crack e a GCM (Guarda Civil Metropolitana) terminou em tumulto e depredação na noite deste sábado (6) na região da cracolândia, no centro de São Paulo.


A prefeitura afirma que cinco veículos da GCM foram depredados pelos dependentes da droga, incluindo um ônibus de monitoramento, que foi removido do local, próximo à esquina da alameda Cleveland com a rua Helvétia.
O atrito teria começado por volta das 20h30, quando os dependentes de droga teriam atirado pedras contra os guardas municipais que patrulhavam a região.
Segundo a prefeitura, a força tática da Polícia Militar foi acionada para ajudar a controlar o tumulto. Houve corre-corre, e os usuários de droga atearam fogo em uma lixeira para afastar os guardas do chamado "fluxo" –conjunto de barracos instalados há alguns meses na região.


Por volta das 22h a situação já estava controlada, mas dezenas de guardas permaneciam monitorando o local.


Em nota, a prefeitura afirmou que "GCM e PM agora vão investigar se o incidente estaria eventualmente ligado a uma reação do tráfico à presença mais efetiva das duas forças no local."


Em junho, quando surgiram os primeiros dez barracos de lona na região, a prefeitura fez a remoção. De setembro para cá, porém, novos barracos apareceram constituindo uma pequena favela a menos de 100 metros da Sala São Paulo, marco arquitetônico e principal palco de música clássica da cidade.

Editoria de Arte/Folhapress


Nenhum comentário: