domingo, 7 de dezembro de 2014

Escorpiões do Park Way.Todo cuidado é pouco!DF tem mais de um caso de picada de escorpião por dia

Neste ano até outubro, foram 391 registros. Nesta época a incidência tende a aumentar, por causa da umidade

*Especial para o Jornal de Brasília

A incidência de escorpiões tem sido comum   em várias cidades do Distrito Federal. Na madrugada do último domingo, um bebê foi picado por um escorpião  na Quadra 1305 do Cruzeiro Novo, e encaminhado para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Ao menos 391 pessoas estiveram na mesma situação, de janeiro a outubro de 2014, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria de Saúde. Os locais com mais registros   são Asa Norte (13,8%), Taguatinga (13,1%), Guará (9%) e Asa Sul (8%).
O filho de um ano e três meses  do corretor de imóveis José Antônio Soares, 30, foi picado na casa dele, deixando-o aflito. “Ouvi o grito do bebê. Ele chorava muito e passava a mão no pezinho”, relembra. Antônio havia forrado a cama com lençol e colocado edredons na lateral, justamente para evitar que isso ocorresse. “Eu tinha que ter certeza se era picada de escorpião. Peguei a lanterna e procurei o animal no chão. Quando puxei a cabeceira da cama, ele estava correndo”, conta
O pé da criança ficou vermelho. O pai, desesperado, correu para o Hran. “A pediatra disse que demos sorte, porque ele não tinha soltado todo o veneno”, afirma. Depois de ficar no soro e em observação, desde as 3h, só foi liberado para casa às 8h30 de domingo. Não foi a primeira vez que José notou a presença de um escorpião na residência: “O prédio  está infestado. Só na semana passada, vi três na minha casa”.
A irmã dele, Aldenir Soares, 26 anos, recepcionista, foi picada duas vezes, em junho deste ano. “Na primeira, eu estava fazendo faxina em casa. Ao recolher o lixo, o escorpião veio na minha mão. Na outra ocasião, fui pegar uma tábua de madeira na cozinha e fui atingida novamente”, relata. Ela  sentia muitas dores e braço estava inchado, então, foi  ao hospital. “É uma sensação horrível e a dor é insuportável. Agora, tomo mais cuidado”, relata.
Espécies comuns
 
Três espécies surgem no Distrito Federal com mais frequência: o escorpião amarelo, o mais comum, de nome científico Tityus serrulatus; o escorpião com patas rajadas,  Tityus fasciolatus; e o escorpião preto,   Bothriurus araguayae. Entre os aracnídeos, os escorpiões se destacam por terem um tempo de vida que varia entre dois e seis anos. 
 
Limpeza é fundamental
 
De acordo com o biólogo Israel Martins, da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), o tempo desta época do ano propicia o aparecimento de mais escorpiões na cidade. “Eles gostam de lugares úmidos e escuros. Costumam estar em caixas de esgoto, de telefones, galerias de águas pluviais e tubulações de eletricidade”, garante o     profissional da Secretaria de Saúde. A manutenção e a limpeza de quintais e locais fechados são fundamentais para evitar transtornos.
 
Até hoje, não existem inseticidas para matar escorpião. “Em caso de picada, é indispensável procurar atendimento emergencial no hospital, para  tomar o soro antiescorpiônico”, explica Israel. 
É importante também comunicar a Secretaria de Saúde, pelo número 160, para que profissionais possam orientar sobre os procedimentos necessários mais seguros. “Não adianta só matar o escorpião. É preciso identificar por onde ele entra”, complementa.
 
Memória 
 
A infestação de escorpiões também foi presenciada, no último mês, na   QNB 7 de Taguatinga. A Vigilância Ambiental no local para fazer a inspeção e orientar os moradores.
 
Em maio do ano passado, a picada do bicho causou a morte de um menino de um ano e seis meses, em uma creche do Guará II. Henrique Moraes Mendonça Rodrigues teve parada cardior- respiratória, complicação desencadeada pelo veneno.
 
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: