segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Australiana presa por racismo em Brasília é liberada após habeas corpus

17/2/2014 às 08h12



Estrangeira xingou manicure de "raça ruim" em salão de beleza na Asa Sul



Do R7, com TV Record

 
Imagens feitas por celular de cliente flagraram ato racista da estrangeira Reprodução TV Record
 
A australiana presa na noite da sexta-feira (14) suspeita de cometer o crime de racismo em um salão de beleza na Asa Sul, área central de Brasília, foi solta neste final de semana após ser beneficiada por um habeas corpus. 

Louise Stefany Garcia, 30 anos, foi presa em flagrante após agredir e ofender duas funcionárias e uma cliente no salão de beleza na quadra 116 da Asa Sul. 

De acordo com a recepcionista do local, Sara Arruda Lopes da Silva, a estrangeira foi ao salão fazer as unhas e pediu para não ser atendida por uma das vítimas, uma manicure negra.    

— Ela olhou para ela e disse: “tem que ser essa daí? Não pode ser aquela outra do cabelo com mechas mais claras?”  

A manicure, que não quis se identificar, não entendeu o motivo da rejeição e disse que logo foi ofendida pela cliente.   

— Como eu estava em frente, ela pediu para eu me retirar porque a minha presença estava a incomodando. Eu me senti rejeitada, sem valor.  
   
Houve bate boca, gritaria e muita confusão no salão. Uma das funcionárias gravou tudo pelo celular. Outra cliente negra que também estava sendo atendida viu as ofensas e decidiu defender a manicure. Ela também foi vítima de racismo.  
  
— Eu falei que achei um absurdo que estava acontecendo e ela falou: eu não entendo porque gente da sua cor, dessa sua raça ruim acha que tem direito de falar comigo.    

Leia mais notícias no R7 DF

Racismo já ocorreu até dentro da sala de aula no DF. Relembre alguns casos

A dona do salão, Eliete Lima de Carvalho, precisou intervir. 
   
— Eu a chamei e falei para ela pedir desculpa para a minha funcionária.    

A polícia foi chamada e a ocorrência foi registrada na 1ª DP. 

Segundo a polícia, a mulher acusada de racismo tem várias passagens pela polícia por dirigir bêbada. 

Ela também teria ofendido dois policiais na delegacia e recebeu voz de prisão em flagrante.

Nenhum comentário: