segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Confira em que escândalos esse líderes do governo se envolveram– e sua participação em cada um

Escândalos

    REVISTA VEJA
  • Mensalão do DEM Jaqueline Roriz
    • Envolvimento
      Em vídeo gravado em setembro de 2006, a filha de Joaquim Roriz aparece ao lado do marido recebendo 50 000 reais em maços de dinheiro de Durval Barbosa, o operador do esquema. Na ocasião, ela reclama: o valor está abaixo do combinado.
      O que aconteceu
      Em agosto de 2011, Jaqueline foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República por peculato. A acusação cita o vídeo de 2006 e um depoimento prestado por Barbosa em 2009, quando, além do dinheiro, o operador do esquema lembra que Jaqueline pediu - e recebeu - rádios Nextel para a campanha eleitoral. O caso foi levado ao Supremo Tribunal Federal, desmembrado das demais acusações, porque Jaqueline foi eleita em 2010 deputada federal, o que lhe garante o foro privilegiado. Dias após a denúncia do Ministério Público, Jaqueline foi poupada da cassação na Câmara Federal: 265 parlamentares apoiaram a esdrúxula tese de que não houve quebra de decoro porque o fato se deu antes da posse de Jaqueline.
      Em dezembro de 2013, foi condenada pela Justiça do Distrito Federal pelo crime de improbidade administrativa, ao lado do marido, Manoel Neto. A decisão foi do juiz Álvaro Ciarlini, da 2ª Vara da Fazenda Pública do DF, e acarreta ainda a suspensão dos direitos políticos dos condenados por oito anos. Eles também estão proibidos de ocupar cargo público. Como a decisão foi em primeira instância, ambos podem recorrer.
      Entenda o escândalo
      Atualizado em 22/01/2014

Nenhum comentário: