terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bezerrão pode complicar mais o famigerado Arruda, até com prisão

RENATO RIELLA

O ex-governador do DF, o famigerado José Roberto Arruda, poderá ter outra condenação gravíssima relacionada com o jogo das Seleções do Brasil e de Portugal, que ocorreu no Estádio Bezerrão, do Gama.

Há um processo criminal na 4ª Vara Criminal do DF, em que Arruda corre o risco de pegar pena de 10 anos de prisão. 

O que se apura é a lavagem de dinheiro, algo em torno de R$ 9 milhões, dinheiro gasto pelo GDF sem licitação para fazer a reinauguração do Bezerrão em 2008.

Vale lembrar que, graças a esse escândalo, escancarou-se a suspeita generalizada contra o então presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira. Ele estava no cargo há 23 anos e caiu por ter feito a besteira de se meter com Arruda e alguns amigos desse ex-governador que até hoje influem no futebol brasileiro.

Quem está metido nessa confusão também é o ex-presidente do Barcelona, o espanhol Sandro Rosell, que acaba de renunciar a este importante cargo por ter feito uma negociação muito suspeita na contratação do craque Neymar.

Pelo visto, é rolo em cima de rolo.

No caso do Bezerrão, o então secretário de Esportes e Lazer, pastor e ex-deputado Agnaldo de Jesus, foi vítima do Arruda. Ele levou o processo sobre a inauguração do estádio ao então governador e disse que não poderia assiná-lo, por haver nítidas irregularidades.

Sabem qual a reação do Arruda? “Você é um frouxo, Agnaldo!”

Resultado: o então governador autorizou o negócio hoje condenado pela Justiça. O secretário, para não parecer frouxo, foi atrás, complicando-se.

Parece mentira, mas esta é a versão que correu quando Arruda ainda era governador. Todo mundo nos bastidores do esporte sabia que iria dar confusão – como deu.

Tanto que, na Vara da Fazenda Pública, o juiz reconheceu que a contratação foi feita “sem nenhuma preocupação em atender às orientações jurídicas”.

E assim, quase todos os personagens se ferraram.

E vão se ferrar mais ainda, pois a condenação na Vara de Fazenda, ocorrida na última sexta-feira, repercutirá na Vara Criminal, onde pode ocorrer decisão sobre a prisão de Arruda e Agnaldo. 


Quanto à multa de quase R$ 1 milhão, que Arruda já recebeu por ter feito essa operação imprudente, corre a piada de que o ex-governador Roriz vai fazer uma vaquinha para pagá-la.

Faz sentido, pois consta que Roriz resolveu apoiar o nome de Arruda como candidato a governador. Pirou! 


Nenhum comentário: