terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Petição online tenta vetar Bolsonaro na Comissão de Direitos Humanos


Bruna Borges
Do UOL, em Brasília

Uma petição online pede que os deputados escolham para Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara um presidente com histórico de luta no tema e protesta contra a intenção do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) de assumir o cargo. 

Os representantes dos partidos devem escolher os presidentes da comissões temáticas da Casa em reunião de líderes marcada para a tarde desta terça-feira (18).
  • Jovens promovem 'beijaço' contra indicação de Bolsonaro à comissão
  • Única coisa boa do Maranhão é o presídio de Pedrinhas, diz Bolsonaro
O abaixo-assinado já tem mais de 100 mil assinaturas. Nele, os internautas pedem às lideranças partidárias da Câmara que garantam que a comissão "não seja destruída".

"No ano passado, vimos o esvaziamento da comissão após o deputado Marco Feliciano assumir a presidência, o que colocou em risco direitos fundamentais dos brasileiros. Agora [há] o fantasma do deputado Bolsonaro", defende a petição.

O texto diz ainda que Bolsonaro é "claramente racista, homofóbico e anti-indígena, e que cujas declarações públicas não condizem com a conduta adequada de um representante [da Câmara]".

Para os autores da petição, garantir um membro com histórico de luta pelos direitos humanos é "defender a Constituição e a igualdade entre todos os brasileiros".

Apesar do deputado Bolsonaro afirmar que tem intenção de se candidatar à presidência da comissão, a liderança do PP não confirma que irá indicá-lo para a vaga.

A petição  será entregue às lideranças dos partidos na Câmara.

Nenhum comentário: