domingo, 23 de março de 2014

Livros físicos ou Livros digitais?











Hoje, no Espaço Literário, vamos falar um pouco dos livros físicos e dos livros digitais e o que nos leva a optar por um e por outro.

ebookvsbook-e1335991764979Livros físicos ou livros digitais? Muitas vezes fico dividida entre qual das duas opções é a mais atraente para os leitores. Bem, o livro continua sendo livro, mesmo estando em um leitor digital. 

Mas para mim, a sensação de pegar um livro, poder apreciar a capa, sentir o cheirinho de livro novo e ter todo aquele contato com ele não é negociável. 

Semana passada falamos dos livros digitais e vocês viram as vantagens que ele oferece (Para ler texto clique Aqui). Existem vantagens e desvantagens de todos os lados. 


Mas qual a melhor?
 
Eu quero montar uma biblioteca. Coisa antiga, não? Quem tem uma biblioteca nos dias de hoje? Onde tudo é digitalizado, ocupando menos lugar possível. 

Bem, eu quero ter a minha. Aprecio os livros físicos e tenho uma pequena coleção que vem crescendo aos poucos. 

Não me importo de levá-lo onde eu for e posso lê-lo em qualquer lugar. Grandes ou pequenos, sempre vai ter um na minha bolsa esperando um tempo livre para ser lido.

Mas o e-Book é tão mais fácil de carregar, não? Até celulares tem leitores digitais. Você pode levar centenas de livros no seu bolso, sem quase nenhum peso. 

Está lendo um livro e não está gostando? Se você tem livros no seu leitor, pode trocar de leitura. Fácil de manusear, de carregar, de ler. 

Uma verdadeira biblioteca ambulante.

Mas eu posso ler o livro físico no ônibus e não correr o risco dele ser roubado. O que já não acontece se eu estiver com um tablet ou um iPad em mãos. 

Posso ler um livro de 700 páginas sem me cansar se ele estiver em formato digital, ao invés de ficar carregando por aí quase 2 quilos caso fosse um livro físico. 

Com o livro físico eu posso sentir a textura da capa, o relevo utilizado, os detalhes que chamam a atenção. Com livros digitais não terei problema em acumular poeira com os livros na estante.

Os os livros digitais e físicos se completam. Eles não existem para dividir, mas para dar mais opções à quem busca a leitura. Eu aposto nos livros digitais como uma maneira mais rápida e mais barata de disseminar a leitura, espalhar conhecimento e difundir a cultura. 

Acredito que os livros, de todos os tipos, estejam aí para serem lidos. E qualquer forma de leitura é válida quando o resultado final é agregar conhecimento.

Vá ler um livro!

Blog Reaçonaria

Nenhum comentário: