quinta-feira, 20 de março de 2014

Prefeitura retira 20 toneladas de lixo de casa de idosa em bairro nobre de BH

20/3/2014 às 00h40


Mulher de 64 vive com marido e o filho e deve receber tratamento médico após limpeza

Do R7 com Record Minas
Janelas da casa estão tomadas por lixo Record Minas
Serão necessários mais dois dias para encerrar a limpeza Record Minas
 
A Prefeitura de Belo Horizonte conseguiu uma liminar para retirar cerca de 20 toneladas de lixo de um imóvel no bairro Santa Lúcia, região centro-sul da cidade. 

A casa pertence a uma senhora de 64 anos, que vive com o marido, de 89, e o filho, de 25. O local é monitorado há cerca de cinco anos.

Cerca de oito toneladas já foram retiradas. No entanto, serão necessários pelo menos mais dois dias para que a limpeza seja concluída. Pelo portão da casa, é possível ver as janelas tomadas pelo lixo guardado no local. A médica Eliana Miranda, que é gerente de um centro de saúde da região, explica que a casa pode ser considerada um perigo para a saúde pública, devido à grande presença de lixo e animais peçonhentos.

— É um foco de dengue, tem muita coisa. É bicho de toda espécie, além de papelão, plástico, garrafa. Tem ratos, baratas e até escorpião.


Desde fevereiro do ano passado, a proprietária passou a impedir os agentes de zoonoses de vistoriarem o local. Depois disso, a prefeitura passou a receber várias reclamações dos vizinhos, que temem a contaminação. Um dos moradores do local conta que conhece a mulher há cerca de 20 anos. 

Ele chegou a ver a vizinha recolhendo objetos do lixo, mas ela justificava dizendo que usaria o material para artesanato.

A suspeita é que a senhora sofra da Síndrome de Diógenes, conhecida popularmente como Acumulador Compulsivo. Por isso, ela deve passar a receber tratamento médico após a limpeza do imóvel, como resssalta Eliana.

— A gente tá trabalhando para que essa ação não termine na retirada do lixo. Vamos agora cuidar da saúde dela e do marido.

Nenhum comentário: