sexta-feira, 4 de abril de 2014

Distritais: 66% já faltaram em 2014


Dois terços dos 24 deputados distritais já faltaram a alguma sessão plenária da Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2014. No ano passado, apenas uma parlamentar, Luzia de Paula (PEN), compareceu a todas as 114 sessões realizadas.
"Minha formação como trabalhadora é estar em todas as sessões plenárias da Casa e cumprir os compromissos como distrital e representante do povo", afirma Luzia, que já deixou a Câmara. Ela permaneceu na Casa enquanto o companheiro de partido, Alírio Neto, esteve no comando da Secretaria de Justiça do DF.
Mas nem todos os colegas da distrital dão a mesma importância para a presença em plenário. Segundo levantamento da Secretaria Geral da CLDF, oito deputados faltaram mais de 10% das sessões plenárias em 2013.
O parlamentar que menos aparece nas sessões é o petebista Cristiano Araújo, que faltou um terço dos encontros em 2013 e mais da metade em 2014. Em nota, o deputado afirma que "todas as faltas foram justificadas" e que "as ausências foram necessárias para visitar as cidades e escutar as reivindicações dos moradores em busca de melhorias para população, o que também é papel do parlamentar".



Divulgação
As informações sobre as ausências dos distritais em 2014 ainda não foram publicadas na internet para conhecimento do eleitor. Por regra, a divulgação na rede só é feita após aprovação da Mesa Diretora, o que ainda não aconteceu neste ano.
Enquanto isso, as faltas dos distritais prejudicam a aprovação de projetos. Desde fevereiro, quando o ano legislativo começou, apenas duas das 25 sessões plenárias realizadas tiveram votações. Nelas, nenhuma proposta dos próprios parlamentares foi votada. Apenas projetos de créditos orçamentários de autoria do Executivo. O restante das sessões não teve votação por falta de quórum.
Além das ausências, as votações são esvaziadas pelos parlamentares que assinam a presença e vão embora antes que qualquer proposta possa ser analisada. Em 2013, os distritais já haviam tido o pior desempenho da legislatura atual, aprovando apenas 612 proposições, 23% a menos que as 754 votadas no ano anterior.
Para piorar, na semana passada os distritais fizeram um acordo para realizar votações somente às terças-feiras. A negociação faz parte de uma estratégia da Mesa Diretora para tentar salvar os trabalhos em pleno ano eleitoral, concentrando os esforços em apenas um dia na tentativa de reunir o máximo possível de parlamentares na Casa.
Também ficou decidido que os debates e discursos em plenário deverão ocorrer somente até as 16h30, para que o quórum não se disperse e os distritais possam priorizar a aprovação de projetos. Ainda assim, o presidente da Casa, Wasny de Roure (PT), já disse que não garante que o plenário passe a funcionar efetivamente a partir da próxima semana. "Depende da consciência e do dever de cada um", conclui.
Fonte: Jornal Destak - 04/04/2014
Blog do Chiquinho Dornas

Nenhum comentário: