sexta-feira, 4 de abril de 2014

Para sair do foco, Planalto quer jogar início de CPI para Copa do Mundo-Blog do Camarotti


Sem conseguir impedir a criação CPI da Petrobras, o Palácio do Planalto decidiu trabalhar com o calendário para inviabilizar a investigação. A estratégia é adiar ao máximo a instalação da CPI para sincronizar o início dos trabalhos com o período da Copa do Mundo. Para o Planalto, a partir daí, a CPI será ofuscada pelos jogos no Brasil, e logo depois, com o calendário eleitoral.

Com isso, o Planalto aposta que irá inviabilizar a CPI mista ampliada, que passou a ser conhecida como a “CPI do Fim do Mundo II”, numa referência a CPI dos Bingos de 2005.

Dentro dessa estratégia de adiar as investigações, a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, de repassar as questões de ordem para a Comissão de Constituição e Justiça ajudou o Palácio do Planalto. Depois, a CCJ vai devolver os questionamentos para o plenário do Senado tomar uma decisão final.

Enquanto isso, a CPI mista do Fim do Mundo só será lida no plenário do Congresso Nacional em duas semanas. O Palácio do Planalto aposta ainda que a oposição ficará intimidada com a investigação de temas como o cartel do metrô de São Paulo, que prejudica o PSDB, e a construção do Porto de Suape, para atingir o PSB.

Nenhum comentário: