sexta-feira, 4 de abril de 2014

Próximo a Torre Posto de combustível aplicava golpe em consumidor ANP descobre golpe da bomba baixa em posto perto da Torre de TV


Publicado: 3 de abril de 2014 às 19:01
Combustíveis_Postos_aumento_026


A força-tarefa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) encontrou bomba de gasolina cobrando a mais do consumidor, gasolina adulterada e descuido com o descarte de óleo, durante fiscalização feita em postos de combustíveis do Distrito Federal.

O chefe da fiscalização, Manoel Policarpo de Castro Neto, advertiu que a equipe encontrou bombas com problemas mecânicos que podem gerar danos aos consumidores. Em um posto de Brasília, próximo a Torre de TV, os fiscais identificam o problema conhecido como bomba baixa.

No golpe, “o consumidor pagava por mais litros de gasolina do que recebia efetivamente, embora a bomba apontasse a quantia solicitada pelo comprador”, explica Policarpo. O agente orienta que, para evitar problemas, o consumidor deve cobrar a nota fiscal e verificar a limpeza do álcool, que é apresentado em tubos localizados ao lado das bombas.

Durante a fiscalização, 29 postos foram autuados entre os dias 31 de março e 3 de abril, quando a agência fez a operação que resultou em 35 interdições de bicos de abastecimento, 13 autos de constatação, 15 autuações, 36 notificações e coleta de seis amostras de combustíveis para análise laboratorial.

A agência lembra que os consumidores tem o direito de solicitar o teste da proveta  para verificar a qualidade do combustível. “Se o consumidor tiver dúvida sobre o abastecimento, se achar que a quantidade de gasolina não foi suficiente ou se pagou a mais, é um direito pedir para que o teste seja feito, e é um dever dos responsáveis pelo posto atender”, explicou o fiscal José Guilherme Guimarães.

Nenhum comentário: