sexta-feira, 4 de abril de 2014

Riacho Fundo II-Moradores reclamam que esgoto escorre pelas vias da cidade



 
Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br


Moradores do Riacho Fundo II enfrentam um grave problema há pelo menos uma semana:  na QN8 E  – conjuntos 1,2 e 7 – e na QN8 D – Conjunto 10 –,  o esgoto está  transbordando e escorrendo pelas ruas. 

Segundo a população, o problema é recorrente, mas desta vez a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está demorando mais do que o normal para tomar providências.

Os problemas indicados pelos moradores são vários. De acordo com a costureira Eli Pereira,   55 anos, as consequências da situação da rede de esgoto vão  desde   doenças até o acúmulo de fezes na rua. “É um sacrifício. Tem dia que preciso me trancar no quarto para conseguir almoçar ou jantar, por conta do mau cheiro”, afirmou Eli.

Segundo a moradora do Riacho Fundo II, quando os habitantes da cidade procuram a  Caesb, a companhia  alega  que não há funcionários para resolver os problemas apontados, pois  não eram uma prioridade, diante da quantidade de demandas de todo o DF.

Doença

A telefonista Deusiane Lira,   50 anos, conta que ela, o filho   e o marido ficaram doentes depois do contato diário com o esgoto na rua. Entre os sintomas apresentados pela família estão tosse, dor de cabeça, gripe e dor de garganta. Além disso, a presença de moscas e baratas aumentou muito, segundo Deusiane.

A cabeleireira Francisca Rodrigues,   51 anos,  informou que uma equipe da Caesb foi  até a QN8 D, na última sexta-feira, para resolver o problema do esgoto. Porém, no dia seguinte, o transtorno voltou a ocorrer.


 O mau cheiro na região é grande, tanto pelo esgoto que fica exposto na rua,  como pelo grande volume de lixo deixado nas vias, denuncia o empresário Ari de Oliveira,   40 anos. Segundo ele, uma empresa terceirizada fez o serviço de limpeza das bocas de lobo da região recentemente. No entanto,  o entulho retirado foi colocado   na calçada.  “A vizinhança inteira liga, reclama, mas parece não adiantar. Isso acontece sempre aqui”, relatou o empresário.

Responsabilidade

A assessoria de imprensa da Caesb, por sua vez, afirmou que há uma quantidade de funcionários suficiente para atender a sua demanda de serviços, que, de fato, é grande. A assessoria ainda informou que uma das possíveis razões  para a reclamação ser recorrente é a falta de conscientização dos moradores da região, que, segundo a Caesb, continuam  fazendo mau uso do esgoto, jogando lixo e entupindo as bocas de lobo, e que sempre que requisitada faz o serviço solicitado. 
A   companhia assegurou que enviaria uma equipe para resolver o problema.

Versão Oficial

Procurada, a Administração Regional do Riacho Fundo II informou que não havia registros de reclamação nessa região até a semana passada, contrariando a alegação dos   moradores. A assessoria de imprensa reforçou o que foi dito pela Caesb, dizendo que   falta   conscientização dos moradores da região para mudar o comportamento de jogar o lixo em locais inadequados. A administração afirmou que todos os pontos que apresentam problemas são mapeados e que solicita o serviço à  Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, fazendo um intermédio entre moradores e a companhia.


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Agnelo Governador novamente?

O PT, partido de Agnelo, decidiu que irá manter seu nome para concorrer às eleições de 2014 como candidato ao Governo do Distrito Federal.
O  governador que vem desempenhando uma administração desastrosa desde o inicio de seu mandato,  agora terá a missão de resolver o problema da segurança pública tendo em vista que a cada dia mais crimes vem ocorrendo e não há uma resposta imediata por parte dos governantes para diminuir a onde de violência e insegurança que atualmente o Distrito Federal vive. Mas se o único problema fosse segurança pública seria fácil de resolver, mas na verdade nossa cidade esta sofrendo uma crise institucional faltam professores nas escolas, pistas recheadas de buracos, falta de estrutura para atendimento de qualidade nos hospitais e as cidades vêm sendo tomadas pelo lixo.
Uma das bandeiras que o então oposicionista aos governos passados sempre defendeu,  o fim das construções em áreas irregulares, bom pelo menos quando eram oposição, pois hoje as obras continuam a pleno vapor e áreas que deveriam ser de preservação estão sendo tomadas por  construções irregulares, famílias sem água e vivendo a luz de gabiaras como ocorre no Condomínio Sol Nascente em Ceilândia.
Será que com todo este caos instalado em nossa cidade Agnelo, terá condições de apresentar solução para um futuro mandato?
Ou fará promessas como fez na eleição de 2010 e que agora estão sendo cobradas por moradores de todo DF?
Fonte: Blog do Cafezinho

Nenhum comentário: