domingo, 11 de maio de 2014

E na Copa? Nível de água do Sistema Cantareira cai e atinge marca de 8,9%


Em sete dias, o reservatório já perdeu 1,2 pontos percentuais de sua capacidade
Publicado: 11 de maio de 2014 às 12:43   Diário do Poder


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou neste domingo (11) que o volume de água do Sistema Cantareira caiu para 8,9% de sua capacidade. Ontem o nível estava em 9,1%. O Sistema Cantareira se encontra hoje com 61,5% da sua capacidade.

Nos últimos sete dias, o reservatório perdeu 1,2 pontos percentuais de sua capacidade. A Sabesp afirma que nunca choveu tão pouco desde 1930. O mês de janeiro, por exemplo, teve 87,8 milímetros de precipitação, o que significou o pior índice em 84 anos – a média histórica para o mês é de 260 milímetros. Em maio a média histórica é de 83,2 milímetros, mas nestes primeiros dias do mês houve apenas 0,6 milímetro de chuva.

As seis represas que compõem o Sistema Cantareira abastecem a zona norte de São Paulo e parte da zona oeste, zona leste e zona sul, além de 12 municípios da região metropolitana. O atendimento chega a 9,8 milhões de pessoas.

Nesta quinta (8), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a água do volume morto do Sistema Cantareira deve começar a ser utilizada pela Sabesp no dia 15 de maio. O volume morto é um reservatório que abriga 400 milhões de metros cúbicos de água. O reservatório nunca foi utilizado, mas o governo estadual realizou obras para conseguir bombear a água após o nível do Sistema Cantareira atingir os índices mais baixos da história.

A Sabesp faz um serviço emergencial desde o dia 17 de março para retirar água do fundo dos reservatórios do Cantareira. Segundo a companhia, o “volume morto” poderá abastecer a Grande São Paulo por quatro meses e deve começar a ser usado entre julho e agosto. A obra está orçada em R$ 80 milhões e vai tornar útil uma reserva de 300 bilhões de litros de água que fica abaixo do nível das comportas.


No DF, os rios estão morrendo também por causa da politica habitacional do GDF.

http://associacaoparkwayresidencial.blogspot.com.br/2014/05/mais-um-imenso-crime-ambiental-que-esta.html

Nenhum comentário: