sábado, 2 de agosto de 2014

Com ‘política no sangue’, parentes disputam eleições em Pernambuco


Publicado em por Redação -NOTIBRAS


CLEITON COLLINS

A disputa eleitoral neste ano em Pernambuco reforça ainda mais a máxima “a política está no sangue”, já que terá um casal e até pai e filho na concorrência por uma vaga na Assembleia Legislativa. 


É o caso do Pastor Cleiton Collins e sua mulher, a Missionária Michele Collins, e de Guilherme Uchoa, atual presidente da Casa, e Guilherme Uchoa Júnior.


Apesar de ser a primeira vez que disputa um pleito para o mesmo cargo, o casal Collins já tem experiência na política.


 O marido, cujo nome de batismo é Cleiton Gonçalves da Silva, está no segundo mandato como deputado estadual, tendo sido o mais votado para o cargo nos pleitos de 2006 e 2010.


Ele ainda se candidatou a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, em 2012, mas ficou em segundo lugar, perdendo no primeiro turno.
A trajetória de Michele, contudo, é menos extensa. 


Eleita em 2012, ela é vereadora de primeira viagem na Câmara Municipal do Recife, onde integra a bancada evangélica. No início de 2014, chegou a ensaiar uma pré-candidatura ao governo estadual, mas desistiu alegando que “o momento não era favorável para enfrentar esse desafio”.
Quem de fato debuta na política neste ano é Guiherme Uchoa Junior, cujo pai está no quinto mandato no legislativo estadual e ocupa a presidência da Alepe desde 2007. Os dois, entretanto, estão disputando o pleito em lados opostos. O filho integra a Frente Popular de Pernambuco, coligação que apoia a candidatura de Paulo Câmara a governador.
Por outro lado, Guilherme Uchoa, o pai, faz parte da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, que dá sustentação à candidatura de Armando Monteiro, muito embora já tenha se manifestado publicamente em prol do PSB. O parlamentar é filiado ao PDT, sigla que ocupa a vaga de vice na chapa, com Paulo Rubem Santiago.


Outro exemplo que ilustra a tradição das famílias pernambucanas envolvidas na política são os irmãos gêmeos André e Anderson Ferreira, respectivamente vereador e deputado federal. O primeiro foi eleito e reeleito para o legislativo municipal em 2008 e 2012. Agora, tenta uma vaga na Alepe. Já Anderson está no primeiro mandato no Congresso.

O caso de Silvio Costa e Silvio Costa Filho também é emblemático. Desde 1992, o pai ocupa cargos no legislativo, tendo começado como vereador, depois deputado estadual e deputado federal. Em 2014, ele tenta se reeleger para o terceiro mandato na Câmara dos Deputados. 

O filho foi eleito pela primeira vez quando tinha apenas 22 anos, em 2004, para vereador do Recife. Também foi secretário estadual de Turismo e, agora, busca a segunda reeleição para a Alepe.

Nenhum comentário: