sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Greenpeace protesta no Salão do Automóvel








ONG em defesa do meio ambiente diz que montadoras estão enganando consumidores no Brasil ao não oferecer carros eficientes

Thiago Vinholes | 31/10/2014 10:30

 
Greenpeace pede carros mais eficientes
O Greenpeace tirou o ano de 2014 para pegar no pé das fabricantes de automóveis no Brasil. A organização não governamental em defesa do meio ambiente realizou nessa quinta-feira (30), na abertura do Salão do Automóvel ao público, um protesto direcionado às marcas Fiat, Volkswagen e Chevrolet, líderes de mercado, exigindo carros com o mesmo nível de eficiência que se tem na Europa.

Quatro ativistas escalaram até o teto do Anhembi e estenderam uma faixa com o logotipo das marcas citadas e a mensagem “Elas estão te enganando. Exija carros eficientes”. O protesto acabou reprimido pela Polícia Cívil e os manifestantes foram retirados do evento.

Em nota, o Greenpeace afirma que “a repressão ao protesto comprova que as maiores montadoras do País evitam o diálogo e admitir a verdade: seus carros são ultrapassados”.

Um manifestante da ONG também protestou durante a cerimônia de abertura do Salão, com presença de autoridades, incluindo o governador Geraldo Alckmin. Nessa ocasião, o ativista abriu uma banner mais uma vez com os logotipos da Fiat, VW e Chevrolet com o recado “Chega de enrolação. Carros eficientes já!”.




A manifestação do Greenpeace no Salão do Automóvel faz parte de uma campanha que 
pede às três montadoras que assumam metas mais ambiciosas de eficiência energética 
de seus produtos. “O Salão do Automóvel é uma das principais vitrines das montadoras, 
onde o mote é tecnologia e modernidade. Mas é pura maquiagem. As mesmas marcas 
que já produzem carros com menos consumo de combustível na Europa estão 
colocando veículos com tecnologia velha nas nossas ruas”, diz Fabiana Alves, 
 coordenadora da campanha de Transporte do Greenpeace Brasil.

Nenhum comentário: