quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Povo brasileiro é barrado no Congresso! Não temos mais o direito de opinar sobre aprovação de leis! Isso é democracia?

Falta de quórum volta a causar polêmica em nova sessão sobre meta fiscal O Congresso Nacional abriu a sessão desta quarta-feira com o placar de presença da sessão tumultuada de ontem: 424 deputados e 59 senadores


Publicação: 03/12/2014 11:09 Correio Braziliense

Tumulto: manifestantes barrados na chapelaria (Celia Perrone/CB/D.A Press)
Tumulto: manifestantes barrados na chapelaria

O Congresso Nacional abriu a sessão desta quarta-feira com o placar de presença da sessão tumultuada de ontem: 424 deputados e 59 senadores. Manifestantes foram impedidos de acessar as galerias e houve tumulto na chapelaria. O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) iniciou os trabalhos sob protestos da oposição por volta das 10h20 - ou seja, 20 minutos após o horário marcado pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Calheiros avisou que vai primeiro apreciar os vetos que trancam a pauta para depois analisar o requerimento de recontagem do deputado Mendonça Filho (DEM-PE): "O senhor segura a sua excelência que nós vamos apreciar o seu requerimento".

Polêmico: cantor Lobão flagrado no protesto (Celia Perrone/CB/D.A Press)
Polêmico: cantor Lobão flagrado no protesto
Após a discussão, Renan abriu a recontagem no painel. Às 11h20, havia 188 deputados e 36 senadores no plenário. O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) reclamou da ausência de cidadãos nas galerias. 'agora quando é para apagar as digitais da presidente de um crime, baixaram as portas. Baixou o espírito de Hugo Chaves na presidente", disse ele pedindo o encerramento da sessão. "Esse Congresso não é venezuelano", afirmou.


Líder do Democratas na Câmara, Mendonça Filho criticou a violência contra os manifestantes nas galerias de ontem, que acabou interrompendo a sessão para a votação do projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que elimina a meta fiscal do governo federal para 2014, solicitou a verificação de presença porque alegou que não havia quórum para a reabertura hoje.

“Mais uma vez o governo não faz a maioria aparecer e quer ganhar no grito”, disse Mendonça Filho solicitando o encerramento da sessão por falta de quórum mínimo no momento, que são 257 deputados e 41 senadores. Ele apelou para o bom senso de Chinaglia. “Não se contamine com esse autoritarismo, deputado”, emendou.

O deputado petista manteve sua posição alegando que a sessão poderia ser reiniciada porque, ontem, ela não foi encerrada. “O quórum foi conquistado ontem. Como a sessão foi suspensa, ele está mantido. Estamos dando continuidade à sessão de ontem”, alegou. “Nós não temos quórum. Por favor encerre a sessão”, reiterou Mendonça Filho. O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) também pediu a palavra e reivindicou a recontagem no painel.



Esta matéria tem: (2) comentários


Autor: Tornado Pereira
Reclamaram tanto da Ditadura, mas esse Governo quando quer corromper a Democracia, faz pior que no regime militar. Truculência e violência. É na marra. 


 
Autor: GILMAR DA SILVA
PLACEBO O brasileiro sensato , parte dos 75% que não apoia essa quadrilha tem convicção que esse teatro é maracutaia. Senão, como seria uma votação sem quorum mínimo? Fariam uma votação "criativa". De tão imoral chega a ser cômico.

Nenhum comentário: