quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Planalto aciona Temer para retirar de votação pauta incômoda



ter, 25/02/14
por Gerson Camarotti |
 

Acionado pelo Palácio do Planalto, o vice-presidente Michel Temer conseguiu na última hora segurar a primeira derrota do governo para o o chamado “blocão”. 

Depois de receber uma ligação desesperada da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, Temer falou ao telefone com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e com o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ).

Naquele momento, estava em votação na Câmara a primeira pauta hostil ao Palácio do Planalto: a criação de uma comissão externa para investigar denúncias de pagamento de propina de uma empresa holandesa para fechar contratos com a Petrobras. Houve reação do governo.  

Temer argumentou que essa era uma pauta da oposição.

Henrique Alves já estava com a votação em andamento. Mas Temer disse que o governo pediu um crédito de confiança. O presidente da Câmara disse que esse tema já estava em debate na Câmara desde a semana anterior. 

Pressionado, Alves convocou sessão extraordinária e derrubou a pauta da sessão anterior.

A decisão causou desconforto no blocão, pois seria o primeiro teste do grupo independente de cerca de 200 deputados. 

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) chegou a pedir uma justificativa para Henrique Alves sobre a retirada de pauta da matéria que havia sido definida pelo grupo independente.

Publicado às 22h

Nenhum comentário: