sábado, 15 de março de 2014

Queremos transparência, diz Alckmin sobre erro do IBGE

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta sexta-feira, 14, que o governo de São Paulo somente cobrou "transparência" por parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após o instituto divulgar uma pesquisa que atribuía à sua gestão um aumento de 90% do número de cargos comissionados no Estado. 



O governo rebateu os dados e disse que o crescimento real havia sido de 4%.


"Houve uma informação equivocada da Secretaria de Gestão, que depois foi corrigida. O IBGE errou, mas depois resolveu o problema. 


O que queríamos era transparência", afirmou Alckmin. 


Na pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, 13, o IBGE informou que, entre 2012 e 2013, os Estados criaram 10.386 cargos sem realizar concurso público. Desse total, quase 7 mil teriam sido criados em São Paulo.

A confusão ocorreu porque o governo paulista mudou os números de 2012 e o IBGE usou os dados antigos para fazer a comparação. 


De acordo com os dados paulistas, os comissionados em 2012 eram 13.805 e não 7.747, como apresentado no levantamento. Em relação a 2013, portanto, foram criados mais 926 cargos. 


Questionado sobre o fato de o governo ter enviado três versões diferentes dos dados para o instituto, Alckmin respondeu que vai "checar o que aconteceu".

O presidente do PSDB de São Paulo, deputado federal Duarte Nogueira, classificou o episódio como um "erro gigantesco" e criticou o IBGE. 


"É lamentável o IBGE, com tanta tradição e guardião das estatísticas, não fazer a rechecagem dos números antes de divulgá-los. 

Isso gera um constrangimento enorme", afirmou o deputado.

O dirigente afirmou, porém, não acreditar que o equívoco tenha motivações políticas. 


O IBGE é um órgão ligado ao Ministério do Planejamento, pasta do governo federal. 


"O que está havendo lá é uma baixa qualidade de gestão."

Fonte: Agencia Estado

Nenhum comentário: