domingo, 20 de abril de 2014

Diário de avô: O lugar de Felipe, por Ricardo Noblat

Enviado por Ricardo Noblat -


Os olhinhos de Luana brilharam quando a professora anunciou na sala de aula qual seria o dever de casa do dia seguinte:
- Eu quero que vocês desenhem uma nave espacial. E que dentro dela ponham sua família.
Rodeada em seu quarto por folhas de papel em branco e lápis coloridos, Luana não demorou a se livrar do dever. Ainda teve tempo para brincar com sua coleção de bonecas antes de recepcionar a mãe à porta.
- Já fez seu dever? - perguntou Sofia como de costume.
- Fiz.
- E o que era?
- Desenhar uma nave espacial e botar dentro minha família.
- Ah, eu quero ver...
Sofia viu e não gostou.
- Cadê Felipe, seu irmão? Só estou vendo seu pai, eu e você...
- Não tem lugar pra ele - respondeu Luana sem se abalar.
- Como não tem?
- Não tem mais espaço.
- Tem que ter - insistiu Sofia. "Ele é seu irmão. É filho de sua mãe e do seu pai."
- Não cabe na nave - teimou Luana.
- Vai ter que caber - irritou-se a mãe.
Não demorou para que Luana desse um jeito. Desenhou Felipe bem pequenininho dentro da barriga de Sofia. E antes que a mãe dissesse alguma coisa, justificou:
- Só tem espaço na sua barriga.
Felipe completará um ano de idade no próximo dia 22. Por ora, só pronuncia duas palavras: "Mamã" e "Ainha".
"Ainha" quer dizer "galinha". Ele tem o dvd da "Galinha Pintadinha", que costuma assistir pelo menos uma vez por dia.
Está perto de andar sozinho. Outro dia deu dois passos sem que ninguém o amparasse e caiu.
Sempre que Felipe ensaia andar, e que não tem nenhum adulto por perto, Luana dá uma rasteira nele. Felipe cai sentado no chão.
Se não tivesse tomado tantas rasteiras, acho que estaria andando.

Nenhum comentário: