quarta-feira, 23 de abril de 2014

Legítima-defesa: moradores reagem contra invasores em Santa Catarina




Fonte: Diário Catarinense


Quando a polícia e o estado não cumprem sua função básica, de garantir o direito de propriedade privada, os próprios moradores resolvem pegar em paus e pedras para impedir uma invasão e a criação de uma nova favela. Foi o que aconteceu em Santa Catarina nesta segunda-feira:


Pedras e paus de um lado, tiros de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta do outro. Anunciada desde domingo, a batalha envolvendo integrantes da Ocupação Amarildo e os moradores do Rio Vermelho, revoltados com invasão de novo terreno, acabou se transformando em um confronto da Polícia Militar com a comunidade do bairro.


Inconformados desde o fim de semana com a invasão do terreno na SC-406, os moradores entraram em clima de guerra contra o movimento.


As ameaças e os insultos terminaram com cenas de violência por volta das 16h desta segunda-feira na rodovia, que foi bloqueada pelo tumulto entre PMs e moradores.


Parece haver algo novo no ar. Antes, os invasores gozavam de uma espécie de salvo-conduto para seus crimes, agindo supostamente em nome da “justiça social”. Hoje, está cada vez mais claro para a população que movimentos como o MST não têm legitimidade alguma, que não passam de criminosos sob o manto da ideologia comunista, que representam uma grande ameaça ao estado de direito no país.


Claro que o ideal não é partir para a “justiça com as próprias mãos”. Em democracias, delegamos a função precípua de preservar a propriedade e a ordem ao estado, cuja existência se deriva exatamente desta necessidade. Para evitar que cada um tenha de pegar em armas para se defender e defender suas propriedades, todos fecham uma espécie de “pacto social” tácito e entregam essa responsabilidade ao estado.


Mas quando este falha mais do que acerta nessa função, ou pior!, quando atua ao lado dos criminosos, financiando invasores, sendo negligente com a criação de novas favelas ilegais em terrenos públicos ou privados (como no Rio, na “favela Telerj” no terreno da Oi), isso acaba criando um clima de “cada um por si”.


Não é um ambiente saudável para a democracia. Instala-se um clima de anomia, de desordem, perigoso à própria democracia. Mas é totalmente compreensível o ato desesperado de moradores cansados da inoperância estatal, que partem para a legítima-defesa para impedir a destruição de seu entorno.


Que esse acontecimento em Santa Catarina sirva de aviso às autoridades: é preciso agir com firmeza e de forma preventiva para preservar a ordem e a propriedade privada, caso contrário cada vez mais gente irá incorporar o perfil justiceiro e combater os invasores e criminosos com as próprias mãos.

Rodrigo Constantino


58 Comentários





  1. Sideshow Bob

    Não existe vácuo de poder.
    Quando o estado renuncia a seu poder-dever cria um vácuo, que normalmente é usurpado por agremiações esquerdistas.
    Desta vez foi a população do Rio Vermelho que teve coragem para manter a lei e a ordem e expulsar os vermelhos.
    Parabéns pela coragem Moradores do Rio Vermelho.




  2. Emília

    Foi por compreender uma reação popular legítima onde falta estado que a Rachel Scheerazade foi amordaçada. Movimentos ditos sociais não tem nenhuma legitimidade, tem apenas os cofres do desgoverno petralha abertos.




  3. Morgana

    Recentemente li uma matéria sobre um catarinense que perdeu todas as terras do seu sítio, no qual ele plantava para seu sustento, por causa de uma dívida de R$1.500,00 com o banco, e essa dívida só não pode ser paga pois o coitado perdeu toda a sua roça daquele ano para as chuvas!!! O que me indigna é que esse Senhor, um legítimo agricultor aqui da região, não teve amparo do PT quando precisou (PT = Partido do Trabalhador!!! Veja só a ironia!), enquanto que esse bando de baderneiros, que querem tudo de graça sem precisar trabalhar, e ainda denigrem a imagem do verdadeiro agricultor, nesse momento devem estar recebendo todas as honras desse lixo de Governo do PT!!! Mas fica a dica meus queridos, aqui em SC vocês não se criam não! Em Floripa já foram enxotados duas vezes, aqui em Joinville também foram colocados pra fora a ponta pés pela polícia e população!!! Se quiserem trabalhar, serão bem vindos, mas aqui PT e comunismo não se criam!!!




  4. Ciro Lauschner

    Parece realmente uma mudança no ar.No dia que o MST for escorraçado, sobretudo quando bloqueia estradas, o pais começará a mudar.




  5. Emi Yama

    Rodrigo,
    Existe uma nova modalidade de sequestro em São Paulo. É assustador se pensarmos nas consequências pois as autoridades não fazem nada. Trata-se de sequestro de casas vazias (para alugar). “Sem tetos” invadem estas casas e esperam o dono negociar para saírem e partem para invadir outras casas. Veja o vídeo da reportagem da TV Gazeta.
    http://www.youtube.com/watch?v=ifRVdaqNnO0&feature=youtube_gdata






  6. Dinho
    Em SC, o clima para ocupações parece que não está nada bom para os “ocupantes profissionais”. A primeira ocupação deste grupelho foi resolvida profissionalmente: a justiça determinou a reintegração de posse e a polícia chamou para acompanhá-la a OAB, ONGs, mídia, etc. Os ocupantes não tiveram outra saída senão a de sair em ordem. Daí foram para outro canto, no Rio Vermelho. Lá, antes mesmo que a justiça agisse, os moradores “despejaram” os ocupantes. Acho que estes exemplos devem ser seguidos nos demais estados. O povo está com o saco cheio da leniência com estes farsantes.




  7. sf

    A turma de invasores concentra os usuais vagabundos e interesseiros, usualmente com casa e carro noutra cidade, e os coitados que servem de massa de manobra. Essa turma foi retirada de uma outra invasão no dia 15/04, também em área privada de Fpolis. Os líderes são gente sem escrúpulos e um ódio evidente por tudo que a democracia representa. E nem são catarinenses, assim como entre os invasores estão índios e outros desocupados vindos do Rio Grande do Sul, o celeiro da esquerdopatia. Esses vagabundos querem a todo custo arrancar prebendas estatais e terras de quem as possui legitimamente. Que sejam escorraçados, cambada de vadios!




  8. artur eduardo
    -

    CHEGA DE BANDIDOS , CHEGA DE POLITICOS CORRUPTOS , CHEGA DE COMUNISMO, CHEGA DE PT ,, CHEIRAM MUITO MAL ,, O CHEFE CHEIRA A CACHAÇA ,, TENHO NOJO E ASCO DESSA GENTE !!!




  9. Juliano Camargo

    Só pra dar um histórico desta região: esta área é quase toda de terrenos de posse, eles próprios ‘invadidos’ pelos moradores locais.
    Só que quase todos lá exercem a posse de boa-fé, comprando a área de um posseiro antigo. Sim, existem invasões, mas geralmente feitas por grileiros profissionais e a muito tempo atrás, e geralmente em terras ‘da união’ ou outros proprietários ausentes. Não agora e com este estardalhaço.
    Sim, nestes locais existem famílias mais antigas e mais poderosas que foram acumulando terras invadidas ao longo dos anos. Mas a verdade é que quase todos lá fizeram o mesmo, como em qualquer favela brasileira. Por ser uma ilha e estar sujeita à caprichosa interpretação das leis de usucapião das ‘terras da união’, a posse da maioria dos terresnos em Florianópolis é precária.
    Agora, tendo a posse precária do seu próprio terreno, que eles compraram com muito suor, é completamente inadmissível para estes moradores que um grupo qualquer resolva aparecer lá de um dia pro outro e erguer suas barraquinhas sem pagar nada a ninguém. Amanha podia ser no terreno deles.




  10. Rafael

    Orgulho desse pessoal!
    Aliás, SC está de parabéns ultimamente, botando (ou tentando botar) ordem na UFSC …
    Enquanto isso o RS vive reelegendo mentirosos e safados, servindo de laboratório pro PT, pioneiro nas badernas … So much for the “povo politizado” do RS …




  11. Saraiva

    Você não vê MST invadindo lugar sem estrada asfaltada, energia fácil, terra boa…É só no “filé” que essa raça de bandidos vagabundos está de olho. Sempre disposta a invadir, depredar, roubar e etc. E se a Rachel Sheherazade ou outro jornalista diz que “entende” a revolta da população local em agir contra essa súcia, cai o mundo na cabeça do coitado!




  12. Ramon

    Parabéns à população Catarinense! O Braisil gigante verde-amarelo tem que se unir e formar seus militantes para barrar as tropas de baderneiros da CUT, MST e ONG entre outros braços armados da revolução nazi-comuno-facista do PT.




  13. Victor
    -

    Eu compreendo que algumas pessoas façam “justiça com as próprias mãos”, mas NÃO ENCORAJO. Nos crimes que mais mechem com a opinião popular, como estupro, quais as chances de um sujeito que foi confundido ou falsamente acusado, ser morto injustamente?




  14. Toninho Malvadeza

    Puseram os adoradores de Cuba pra correr,e botaram fogo no pano de chão vermelho…Lindo !




  15. carmen D.M. Francisco

    Parabéns pela lucidez de seu artigo. Sou do Oeste Catarinense e acompanhamos o nascimento desse movimento nefasto, surgido sob a chancela da Igreja Católica (leia-se “progressistas”). Em muitos municípios houve colonos que venderam suas terras, aplicaram o dinheiro no Banco do Brasil e foram engrossar as fileiras dos que reivindicavam terras do Governo Federal (era também a época da grande caminhada de sulistas para o norte do Pais). Em todos eses anos, sim, o movimento se tornou d interesse do PT para provocar conflitos, badernas etc, com o intuito de… promover desordem social e os “estrelinhas” brilharem como salvadores da pátria??? penso que não, servirão na hora da revolução, ou guerra civil que estão tentando, ha anos, implantar.
    O Brasil, pelo seu tamanho e estratégico para qualquer ideologia…, que felicidade para os esquerdistas conseguirem “cubaniza-lo” e isso nao esta longe de acontecer.m Infelizmente !




  16. joel
    Dispõe o art. 1210, §1º, do Código Civil: “O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse.” Ou seja, a pessoa que sofre esbulho pode, se agir de imediato, reaver a posse do bem por ato próprio, desde que não extrapole o necessário. Não pode, por exemplo, violar a integridade física do esbulhador, ou atentar contra sua vida, para reaver a posse do imóvel.




  17. Adriano da llha
    Todos temos demandas sociais, até as pessoas de mais posse clamam por mais segurança e direito à propriedade (só para citar estes dois). Quantos estão placidamente esperando serem contemplados com o programa minha casa minha vida ? Então esta turma invade, causa um tremendo furor, sensibiliza a imprensa e se vê no direito de passar na frente dos que já estão inscritos. Também não é justo. Morar longe, o que podemos fazer se o espaço público é limitado ? Todos querem morar perto do trabalho, da escola, etc… mas isso nem sempre é possível. É um problema complexo, mas que deve ser resolvido amparado pela lei. Enfim o que se vê é que estas invasões tem conotação política e a população já não aguenta mais este tipo de situação…




  18. Wal
    -

    Trabalhei para uma pessoa que teve sua fazenda em Mato Grosso invadida. Como não acreditava na justiça arrumou uns corajosos, armados até os dentes, e rapidinho pôs todo mundo para correr. Até hoje, passado vários anos, não teve mais problemas. Acho que aqui, só agindo desta forma, para preservar o que é seu.




  19. Tony

    Júbilo! Parabéns aos cidadãos que não permitiram que sua comunidade fosse violentada por vagabundos de “movimentos sociais” financiados por DINHEIRO PÚBLICO.




  20. The Wall

    A sociedade vai cansando, depois de 12 anos de poder na mãos daqueles que se diziam preocupados com os destinos sociais, de atos de esbulhos contra as propriedades privadas ou públicas promovidas por entidades clandestinas e com apoio de partidos políticos. Aliás, um desses partidos é exatamente o que está no poder e, mostrando a inépcia de gestão, sequer deu andamento à reforma agrária, claro, querendo transferir a sua total responsabilidade à propriedade privada, como se não fosse essa que sustentasse o Estado, o qual parece que é tratado como forma privada pelos próprios governantes. O momento é de ponto de inflexão política, de vácuo nas ações e, se o Estado, por conveniência ou interesses escusos não age de acordos com suas responsabilidades constitucionais e legais, então a própria sociedade acaba assumindo a posição de defender os seus direitos. Não é somente em Florianópolis, mais precisamente no bairro Rio Vermelho (que ironia!!!) e por pessoas simples e trabalhadoras (mais ironia ainda) que pagam seus impostos, que a ira popular vai contra essa forma de esbulho, mas em todo o país, embora nesse caso esteja ações emergentes e com o pavio extremamente curto encostado na pólvora do barril. Os políticos pisam em fio de navalha e nem sonham, em seus castelos e aviões da FAB, do que o povo pensa sobre eles, nem muito menos do que possa ocorrer. Se o morro descer, corre que o bicho pega!




  21. Guilherme Ferreira
    -

    Os moradores se revoltaram com razão. Terrenos na ilha são extremamente valorizados e muitos desses moradores os compraram bem caro.
    Então, quando se vê pessoas — como estudantes de Agronomia da UFSC, que nitidamente não são sem terra — se apropriando indevidamente de terrenos, sob a alegação de “movimentos sociais”, as pessoas se revoltam.
    A hipocrisia da esquerda é tanta que eles acham que os moradores foram insuflados pela polícia. Quer dizer, eles acham que os moradores não são capazes de juntar os pauzinhos e perceber quem são esses criminosos.




  22. Edu
    -

    Votem no PT novamente na proxima eleicao.Vota! Vote na turma que faz piada de ti e daqueles que voce ama.




  23. Jacob
    -

    Os moradores que defendiam o local tinham a posse do terreno? Se sim, estavam exercendo um direito previsto no artigo 1.210 do CC/2002, o desforço privado, legítima defesa da posse.
    Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.
    § 1o O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse.




  24. Michael

    Cuidado Constantino, o uso da palavra “compreensível” já causou sérios transtornos à Sheherazade.




  25. sem noção
    -

    Engraçado… “Invadir” a caatinga ninguém quer né… Trabalhar ninguém quer né… Estudar ninguém quer né…Comprar seu imóvel ninguém quer né… Engraçado!!!!




  26. Luiz C.
    -

    Não foi um caso de “justiça com as próprias mãos”; foi um caso de “FAZER O SERVIÇO DE OUTROS” que, mesmo sendo pagos para fazê-lo, não o fizeram. Foi criado um ambiente para o cumprimento da Lei, e o restabelecimento da Ordem…




  27. André Catapan

    Se antes, no âmbito político, só havia o que lamentar em Florianópolis – vide as Jornadas Bolivarianas e o Marxismo na UFSC, nos últimos meses a cidade ganha destaque nacional como uma das que mais repele as ideias comunistas no Brasil – primeiro com a revolta dos alunos de bem que exigiam o fim da ocupação da reitoria da UFSC pela República dos Maconheiros; e agora pelos próprios moradores que não aceitam esse tipo de absurdo que é a ocupação, feita sobretudo por estudantes membros daquela mesma República que tentou tomar a universidade.
    Acho que em anos eleitorais o ânimo do catarinense se exalta e ele passa a defender com mais vigor aquilo em que acredita. Não é por menos que SC é considerado um dos melhores estados do país para se viver: aqui o PT nunca governou.




  28. Antonio
    -

    “Mas é totalmente compreensível o ato desesperado de moradores cansados da inoperância estatal, que partem para a legítima-defesa para impedir a destruição de seu entorno.”
    Cuidado, Rodrigo, daqui a pouco aquela besta da Jandira Feghalli estará te acusando de ser uma nova Sheherazade e você pode ser ameaçado de perder o patrocínio estatal.




  29. Alberto
    -

    o mesmo acontece em relação às armas.
    eu não posso portar pistola, mas ladrão pode portar fuzil.
    a policia não consegue evitar que ladrão consiga arma e tb não consegue prender aqueles que a usam.
    quando prende a justiça solta.
    ABAIXO O DESARMAMNETO! QUERO TER O DIREITO DE ME DEFENDER E DEFENDER AOS MEUS!




  30. ronaldo
    -

    foi maravilhoso o que aconteceu aqui em sc. tem que dar porrada mesmo nessa gente e que isso sirva de exemplo para todo o país. vamos acabar com essa corja nem que seja na pedrada e na paulada.




  31. Bira

    Já venho profetizando que a ‘reação’ será criminalizada. No futuro próximo basta um bandido lhe acusar de ter ‘reagido’ e o cidadão será penalizado. Pode anotar aí!




  32. Gustavo Brehm

    E pra variar os bolivarianos da UFSC coordenando mais este crime de invasão…




  33. Fabio
    -

    O Brasil colapsou , não existe mais como nação , não tem mais um governo e sim e somente um cobrador de impostos para sustentar uma classe de políticos e burocratas. Essas invsões ocorrem em todos os lugares ,, claro que que as “autoridades” sabem disso é que o problema está tão crônico que já não se sabe mais o que fazer… As grandes favelas em SP cresceram muito e muitas novas surgiram em plena administração PT e com incentivo dessas suspeitas “lideranças”. Há também o crime de invasão de terras públicas também por “coindomínios” e moradas de luxo…onde , fecham praias, desmatam reservas biológicas, se apropriam de terrenos públicos. .. essas invasões de “ricos”não chamam tanta atenção por serem em menor número , mas são igualmente prejudiciais à justiça ordem pública e privada do que resta de Brasil. Sem o devido respeito às propriedades públics e privadas não há pais que sobreviva como “lugar pra se viver”. Sim essa terra de fim de mundo tal e qual 500 anos atrás ainda está longe de ser uma nação de respeito , pois a mentalidade não mudou.. é um lugar a se explorar , cada um por sí , uma barabárie.. e depois.. bem quem pode vai passear lá fora. comprar imóveis no exterior e assim por diante . Conheço muita gente , e certamente os leitores aqui també que simplesmente desistiram de ter um sítio, casa na praia etc por medo de invasões e/ou afavelamento dos arredores…. e não vejo nenhum progresso no sentido de que se reverta essa tendência … Será que vai ter que ser assim por força dos prórios “civís” ?? Já que se falar em militar no Brasil chega a ser quase uma blasfêmia, de que serve esse estado..?A que interesses defende esse des-governo ??? Melhor então fazer como na Ucrania… fazer plebiscito par desvincular os estados Brasileiros e cada um que se anexe a um país que achar decetne ,, pis essa Federação acabou..e acabou mal pra todos .




  34. Victor
    -

    Precisamos eliminar urgentemente da constituição esse papo de “Função Social da Propriedade”. Esse foi uma “pílula de veneno” plantada na constituição causando um mal enorme para o País.




  35. Bruno Sampaio
    -

    Enquanto os marginais do pt estiverem no poder, não esperem nada, nenhuma ajuda do governo. É melhor comrar porretes e trancas de bicicleta e partir pra dentro.
    Em resposta a Raphael, abaixo, também acho admirável que o governo permita que o cidadão de bem possua uma arma “atribuindo inclusive as baixas taxas de criminalidade à permissão que os moradores têm pra lidar com os criminosos à sua maneira, deixando até os visitantes de sobreaviso.”
    É assim mesmo que tem que ser. E as taxas de criminalidade realmente abaixam, isso é óbvio! Bandido quer moleza, vai sempre procurar a vítima mais vulnerável e indefesa. Até uma criança de oito anos sabe disso!




  36. Não Sou CorruPTo
    -

    Prezado Rodrigo,
    Excelente notícia. Forte evidência que a população está realmente cansada do lixo PeTista/PSOLista/Comunista/PSTUista/CUTista/MSTista/etc.
    Chega de lixo! Fora PT!




  37. Daniel Venturi
    -

    Estamos vivenciando o ponto de inflexão, o povo passou a reagir aos bandidos de todas as formas, seja na cidade prendendo ladrões e expulsando invasores, seja no campo onde produtores se organizam para reagir ao MST e afins. Esta é a hora da união, a hora de mostrar nossa força.




  38. samuel l.puretz
    -

    Nao acredito que va servir de aviso para as autoridades.as autoridades estao cansadas de saber o que esta acontecendo no pais e estao a favor disso.




  39. Mari

    Chega de hipocrisia!!!! A população de Florianópolis mostrou que não é ingênua! Invasão em reforma agrária em terreno na SC 401 e ao lado do Costão do Santinho? Faz me rir! Isso é coisa de interesseiro safado. Ofereceram terras a estes supostos “sem terra” em uma cidade do interior, mas não quiseram. Isso mostra que roubalheira disfarçada de justiça social não engana mais! Orgulho de ser florianopolitana!




  40. Guilherme Sanchez
    -

    Pronto, falou a frase mágica que desperta a fúria dos esquerdopatas: compreender a revolta da população. Daqui a pouco vai ter uma fila de esquerdistas querendo sua cabeça numa bandeja de prata, pois você ousou olhar pra população real (não os revolucionários que a esquerda tanto anseia) e se compadecer de seu sofrimento e compreender uma atitude (embora não a endoce nem encoraje) radical quando o poder público dá de ombros.




  41. Valéria Bittar
    -

    O lugar onde esses vagabundos invadiram é uma rodovia que liga a barra da lagoa ao ingleses, pelas dunas vc sai no Resort do Santinho, na parte de trás.
    Simplesmente eles devastarão o visual que era um dos muitos que temos em Floripa em que se podia transitar tendo a impressão de NÃO estarmos no Brasil devido à área verde e não presença de humanos.
    Lamentável, em que pontos chegamos.
    Estão longe do centro, como sempre, vão deformar a paisagem, transformando-a em favela e devastando a vegetação, adivinhem o que vai acontecer com todos aqueles eucaliptos – que lembram uma floresta medieval pela exuberância – provavelmente um lugar que ficará com cara de Brasil: serão derrubados e transformados em barracos.
    Muito conveniente esse lindo lugar para esses vagabundos agirem assim.
    Estão se achegando e tomando o que é dos outros.
    Aqui a estrada:
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=x4PzOTmW1IQ




  42. Pr. Sergiop Elohim
    -

    Caro Rodrigo,
    Concordo integralmente com seu texto. Nos parágrafos destacados abaixo você cita a reação natural da sociedade diante desses abusos, fico imaginando a esquerda bolando mais uma covardia contra a livre expressão, como fizeram com a Rachel: “Não é um ambiente saudável para a democracia. Instala-se um clima de anomia, de desordem, perigoso à própria democracia. Mas é totalmente compreensível o ato desesperado de moradores cansados da inoperância estatal, que partem para a legítima-defesa para impedir a destruição de seu entorno.
    Que esse acontecimento em Santa Catarina sirva de aviso às autoridades: é preciso agir com firmeza e de forma preventiva para preservar a ordem e a propriedade privada, caso contrário cada vez mais gente irá incorporar o perfil justiceiro e combater os invasores e criminosos com as próprias mãos” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.




  43. MARCIA
    -

    SABE O QUE ESTA ACONTECENDO, AS PESSOAS ESTAO AGINDO EM NOME DA SUA PROPRIA SEGURANCA PORQUE A PROPRIA POLICIA QUANDO E CHAMADA PARA RESOLVER UM ASSALTO, OU QUALQUER OUTRO DELITO DIZ QUE ELES ATE PODEM PRENDER , MAS NO DIA SEGUINTE, OS DELIQUENTES, OS BADERNEIROS ESTARAO NA RUA DE NOVO. QUE NAO ADIANTA FAZER BO, QUE NAO VAI ADIANTAR EM NADA.




  44. Memyself
    -

    errata: é o que o pt tem feito há mais de uma década.




  45. Memyself
    -

    É fato: quando o estado não protege os cidadãos e sua propriedade, os próprios cidadãos o farão. Quando, além disso, o estado financia e estimula ataques aos cidadãos e à propriedade, está criando o ambiente propício para a violência generalizada. É o que o pt tem feito á mai de uma década.




  46. Ale Baby
    -

    O Rio Vermelho é o Meu País…
    Dá-lhe Manezinhos da Ilha!
    o/




  47. Leandro

    Terreno (o da primeia ocupação) de grilagem (roubado do Estado) e posse (não propriedade) improdutivo, alvo de especulação imboliária… à época da remoção já abrigava mais de 700 famílias da classe pobre (sim, com alguns exploradores no meio, digamos, estelionatários), com lavoura já instituída, cpm crianças já matriculadas nas escolas da redondeza… Depois foram mandados para dezenas e dezenas de quilômetros de seus postos de trabalho, em lugar sem infraestrutura… a questão não é tão simples comp “esquerda” vs “direita” e, sinceramente, envolve sensibilidade que ambos os extremos negligenciam.




  48. Paulo
    -

    É isso aí, pau nestes vagabundos !!




  49. Renato
    -

    É exatamente o PT e outros partidos de esquerda (PSOL, PCO, etc..) que apoiam esse bando de bandidos sob o manto de “injustiçados sociais”.




  50. Raphael
    -

    Eu concordo que, quando a sociedade descamba para o “cada um por si” ou pra justiça pelas próprias mãos, a democracia sucumbe.
    Mas, eu queria entender por que você acha admirável que, em certas cidades dos Estados Unidos, o porte de armas seja amplamente legalizado, elogiando e atribuindo inclusive as baixas taxas de criminalidade à permissão que os moradores têm pra lidar com os criminosos à sua maneira, deixando até os visitantes de sobreaviso.




  51. Gredson
    -

    Para evitar que cada um tenha de pegar em armas para se defender e defender suas propriedades, todos fecham uma espécie de “pacto social” tácito e entregam essa responsabilidade ao estado.
    ————————————-
    Quando foi que você e eu assinamos o tal ‘contrato social’?
    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1377
    O contrato social e o consentimento do governado
    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1043




  52. Jorge Aloice
    -

    Este seu apelo parece ingenuidade. As próprias autoridades financiam os bandidos, defendem os bandidos e os usam para seu projeto de poder.




  53. ANGELO SANTOS
    -

    Rodrigo eu passei o feriado em Florianópolis, e acompanhei pela TV, algum dia alguém teria que confrontar esse bando de criminosos com suas bandeiras vermelhas ! Na verdade fiquei muito feliz em ver a bandeira vermelha sendo queimada por cidadãos de bem !




  54. Fortunato
    -

    Isso tudo é um absurdo, realmente! O estado de direito também fala sobre a a função social da propriedade. Portanto, a propriedade não é um valor absoluto. Havendo sim legitimidade de reivindicar desapropriações de imoveis rurais improdutivos ou grilados. Esta forma de reivindicar é calcada na lei que você parece desprezar!




  55. Alexey Aleixo
    -

    Os moradores ficaram furiosos porque invadiram um terreno da Uniao? Me parece que nenhum morador ali seria prejudicado. So nao queriam viver ao lado de “sem-teto”.
    Ja falei. A inoperancia do estado em garantir moradia digna a populacao, eh muito mais grave que a inoperancia do estado desapropriador.




  56. Olaff Kasparov Kalashnikov
    -

    ALERTA VERMELHO
    Florianópolis é a menina dos olhos dos comunistas. O lider do movimento Amarildo Floripa é um jagunço Cubano, Guerrilheiro das Farc.
    Uma onda de invasões a  áreas e até a um conjunto residencial de alto luxo no bairro campeche chamado ESSENCE LIFE RESORT, foi invadido por 30 familias durante as obras, a entrega do projeto atrasou em 3 anos por conta desta invasão , e pasmem :
    Os invasores ganharam direito à POSSE POR INVASÃO. Hoje, moradores da classe média são obrigados a conviver no mesmo condomínio de luxo, com um bando de favelados mal educados e porcos.
    RESULTADO – O condomínio esta um caos porque 30% dos moradores não pagam as taxas obrigatórias.
    A construtora mantém ação na justiça apara reaver as 30 unidades perdidas para os comunistas.
    Na frente do meu escritório, comunistas invadiram um terreno particular e em uma semana edificaram uma casa de alvenaria. Já tinha até galinhas e cachorros ciscando, varal cheio de roupas e crianças brincando.
    A sorte é que o proprietário não precisa de paternalismo estatal para resolver seus problemas:
    -REINVADIU o seu próprio terreno, com meia dúzia de capangas e um arsenal de marretas, e em alguns minutos colovaram abaixo tudo.
    Foi pobre correndo para tudo quanto é lado, e NUNCA MAIS VOLTARAM !!
    BRASIL, não dêem molesa para os comunistas, tem que “pegar de pau”, ésta gente é covarde e medrosa !
    AVANTE BRASIL , ACORDEM E PROGRESSO !




  57. Gabriel
    -

    Expulsar invasores não é fazer justiça com as próprias mãos. É legitima defesa.
    Se um esquerdista invadir minha casa alegando que é um “latifúndio improdutivo” e que tem espaço suficiente nela para mais um eu tenho todo o direito de usar a força para expulsar o vagabundo de lá.
    E meus vizinhos podem me ajudar.
    E a polícia não deveria “evitar o confronto” entre moradores e invasores.
    A polícia deveria remover os invasores e ponto final.




  58. Rodolfo
    -

    Cuidado com aquela anta comunista… Vai querer “cassar” a sua liberdade de expressão! Rs.
    Por falar naquela porcaria, mais falsa e hipócrita que nota de 3,00, acabei de ler essa matéria no jornal:http://oglobo.globo.com/pais/cartazes-felicitando-hitler-sao-colados-em-postes-em-itajai-sc-12261966
    —————
    É óbvio que o nazismo deve ser condenado! Não resta nenhuma dúvida! Mas por quê nazismo não pode e COMUNISMO pode?
    Isso deveria ser muito mais combatido no Brasil! É INADMISSÍVEL que ainda tenhamos partidos comunistas no Brasil! Isso não representa somente atraso econômico e social, mas apologia a um regime totalmente ASSASSINO!

Nenhum comentário: