Quando a polícia e o estado não cumprem
sua função básica, de garantir o direito de propriedade privada, os
próprios moradores resolvem pegar em paus e pedras para impedir uma
invasão e a criação de uma nova favela. Foi o que aconteceu em Santa Catarina nesta segunda-feira:
Pedras e
paus de um lado, tiros de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e spray
de pimenta do outro. Anunciada desde domingo, a batalha envolvendo
integrantes da Ocupação Amarildo e os moradores do Rio Vermelho,
revoltados com invasão de novo terreno, acabou se transformando em um confronto da Polícia Militar com a comunidade do bairro.
Inconformados desde o fim de semana com a invasão do terreno na SC-406, os moradores entraram em clima de guerra contra o movimento.
As ameaças e os insultos terminaram com cenas de violência por volta das 16h desta segunda-feira na rodovia, que foi bloqueada pelo tumulto entre PMs e moradores.
Parece haver algo novo no ar. Antes, os
invasores gozavam de uma espécie de salvo-conduto para seus crimes,
agindo supostamente em nome da “justiça social”. Hoje, está cada vez
mais claro para a população que movimentos como o MST não têm
legitimidade alguma, que não passam de criminosos sob o manto da
ideologia comunista, que representam uma grande ameaça ao estado de
direito no país.
Claro que o ideal não é partir para a
“justiça com as próprias mãos”. Em democracias, delegamos a função
precípua de preservar a propriedade e a ordem ao estado, cuja existência
se deriva exatamente desta necessidade. Para evitar que cada um tenha
de pegar em armas para se defender e defender suas propriedades, todos
fecham uma espécie de “pacto social” tácito e entregam essa
responsabilidade ao estado.
Mas quando este falha mais do que acerta
nessa função, ou pior!, quando atua ao lado dos criminosos, financiando
invasores, sendo negligente com a criação de novas favelas ilegais em
terrenos públicos ou privados (como no Rio, na “favela Telerj” no
terreno da Oi), isso acaba criando um clima de “cada um por si”.
Não é um ambiente saudável para a
democracia. Instala-se um clima de anomia, de desordem, perigoso à
própria democracia. Mas é totalmente compreensível o ato desesperado de
moradores cansados da inoperância estatal, que partem para a
legítima-defesa para impedir a destruição de seu entorno.
Que esse acontecimento em Santa Catarina
sirva de aviso às autoridades: é preciso agir com firmeza e de forma
preventiva para preservar a ordem e a propriedade privada, caso
contrário cada vez mais gente irá incorporar o perfil justiceiro e
combater os invasores e criminosos com as próprias mãos.
Quando o estado renuncia a seu poder-dever cria um vácuo, que normalmente é usurpado por agremiações esquerdistas.
Desta vez foi a população do Rio Vermelho que teve coragem para manter a lei e a ordem e expulsar os vermelhos.
Parabéns pela coragem Moradores do Rio Vermelho.
Existe uma nova modalidade de sequestro em São Paulo. É assustador se pensarmos nas consequências pois as autoridades não fazem nada. Trata-se de sequestro de casas vazias (para alugar). “Sem tetos” invadem estas casas e esperam o dono negociar para saírem e partem para invadir outras casas. Veja o vídeo da reportagem da TV Gazeta.
http://www.youtube.com/watch?v=ifRVdaqNnO0&feature=youtube_gdata
Só que quase todos lá exercem a posse de boa-fé, comprando a área de um posseiro antigo. Sim, existem invasões, mas geralmente feitas por grileiros profissionais e a muito tempo atrás, e geralmente em terras ‘da união’ ou outros proprietários ausentes. Não agora e com este estardalhaço.
Sim, nestes locais existem famílias mais antigas e mais poderosas que foram acumulando terras invadidas ao longo dos anos. Mas a verdade é que quase todos lá fizeram o mesmo, como em qualquer favela brasileira. Por ser uma ilha e estar sujeita à caprichosa interpretação das leis de usucapião das ‘terras da união’, a posse da maioria dos terresnos em Florianópolis é precária.
Agora, tendo a posse precária do seu próprio terreno, que eles compraram com muito suor, é completamente inadmissível para estes moradores que um grupo qualquer resolva aparecer lá de um dia pro outro e erguer suas barraquinhas sem pagar nada a ninguém. Amanha podia ser no terreno deles.
Orgulho desse pessoal!
Aliás, SC está de parabéns ultimamente, botando (ou tentando botar) ordem na UFSC …
Enquanto isso o RS vive reelegendo mentirosos e safados, servindo de laboratório pro PT, pioneiro nas badernas … So much for the “povo politizado” do RS …
O Brasil, pelo seu tamanho e estratégico para qualquer ideologia…, que felicidade para os esquerdistas conseguirem “cubaniza-lo” e isso nao esta longe de acontecer.m Infelizmente !
Então, quando se vê pessoas — como estudantes de Agronomia da UFSC, que nitidamente não são sem terra — se apropriando indevidamente de terrenos, sob a alegação de “movimentos sociais”, as pessoas se revoltam.
A hipocrisia da esquerda é tanta que eles acham que os moradores foram insuflados pela polícia. Quer dizer, eles acham que os moradores não são capazes de juntar os pauzinhos e perceber quem são esses criminosos.
Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.
§ 1o O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse.
Acho que em anos eleitorais o ânimo do catarinense se exalta e ele passa a defender com mais vigor aquilo em que acredita. Não é por menos que SC é considerado um dos melhores estados do país para se viver: aqui o PT nunca governou.
Cuidado, Rodrigo, daqui a pouco aquela besta da Jandira Feghalli estará te acusando de ser uma nova Sheherazade e você pode ser ameaçado de perder o patrocínio estatal.
eu não posso portar pistola, mas ladrão pode portar fuzil.
a policia não consegue evitar que ladrão consiga arma e tb não consegue prender aqueles que a usam.
quando prende a justiça solta.
ABAIXO O DESARMAMNETO! QUERO TER O DIREITO DE ME DEFENDER E DEFENDER AOS MEUS!
Em resposta a Raphael, abaixo, também acho admirável que o governo permita que o cidadão de bem possua uma arma “atribuindo inclusive as baixas taxas de criminalidade à permissão que os moradores têm pra lidar com os criminosos à sua maneira, deixando até os visitantes de sobreaviso.”
É assim mesmo que tem que ser. E as taxas de criminalidade realmente abaixam, isso é óbvio! Bandido quer moleza, vai sempre procurar a vítima mais vulnerável e indefesa. Até uma criança de oito anos sabe disso!
Excelente notícia. Forte evidência que a população está realmente cansada do lixo PeTista/PSOLista/Comunista/PSTUista/CUTista/MSTista/etc.
Chega de lixo! Fora PT!
Simplesmente eles devastarão o visual que era um dos muitos que temos em Floripa em que se podia transitar tendo a impressão de NÃO estarmos no Brasil devido à área verde e não presença de humanos.
Lamentável, em que pontos chegamos.
Estão longe do centro, como sempre, vão deformar a paisagem, transformando-a em favela e devastando a vegetação, adivinhem o que vai acontecer com todos aqueles eucaliptos – que lembram uma floresta medieval pela exuberância – provavelmente um lugar que ficará com cara de Brasil: serão derrubados e transformados em barracos.
Muito conveniente esse lindo lugar para esses vagabundos agirem assim.
Estão se achegando e tomando o que é dos outros.
Aqui a estrada:
.
http://www.youtube.com/watch?v=x4PzOTmW1IQ
Concordo integralmente com seu texto. Nos parágrafos destacados abaixo você cita a reação natural da sociedade diante desses abusos, fico imaginando a esquerda bolando mais uma covardia contra a livre expressão, como fizeram com a Rachel: “Não é um ambiente saudável para a democracia. Instala-se um clima de anomia, de desordem, perigoso à própria democracia. Mas é totalmente compreensível o ato desesperado de moradores cansados da inoperância estatal, que partem para a legítima-defesa para impedir a destruição de seu entorno.
Que esse acontecimento em Santa Catarina sirva de aviso às autoridades: é preciso agir com firmeza e de forma preventiva para preservar a ordem e a propriedade privada, caso contrário cada vez mais gente irá incorporar o perfil justiceiro e combater os invasores e criminosos com as próprias mãos” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Dá-lhe Manezinhos da Ilha!
o/
Mas, eu queria entender por que você acha admirável que, em certas cidades dos Estados Unidos, o porte de armas seja amplamente legalizado, elogiando e atribuindo inclusive as baixas taxas de criminalidade à permissão que os moradores têm pra lidar com os criminosos à sua maneira, deixando até os visitantes de sobreaviso.
————————————-
Quando foi que você e eu assinamos o tal ‘contrato social’?
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1377
O contrato social e o consentimento do governado
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1043
Ja falei. A inoperancia do estado em garantir moradia digna a populacao, eh muito mais grave que a inoperancia do estado desapropriador.
Florianópolis é a menina dos olhos dos comunistas. O lider do movimento Amarildo Floripa é um jagunço Cubano, Guerrilheiro das Farc.
Uma onda de invasões a áreas e até a um conjunto residencial de alto luxo no bairro campeche chamado ESSENCE LIFE RESORT, foi invadido por 30 familias durante as obras, a entrega do projeto atrasou em 3 anos por conta desta invasão , e pasmem :
Os invasores ganharam direito à POSSE POR INVASÃO. Hoje, moradores da classe média são obrigados a conviver no mesmo condomínio de luxo, com um bando de favelados mal educados e porcos.
RESULTADO – O condomínio esta um caos porque 30% dos moradores não pagam as taxas obrigatórias.
A construtora mantém ação na justiça apara reaver as 30 unidades perdidas para os comunistas.
Na frente do meu escritório, comunistas invadiram um terreno particular e em uma semana edificaram uma casa de alvenaria. Já tinha até galinhas e cachorros ciscando, varal cheio de roupas e crianças brincando.
A sorte é que o proprietário não precisa de paternalismo estatal para resolver seus problemas:
-REINVADIU o seu próprio terreno, com meia dúzia de capangas e um arsenal de marretas, e em alguns minutos colovaram abaixo tudo.
Foi pobre correndo para tudo quanto é lado, e NUNCA MAIS VOLTARAM !!
BRASIL, não dêem molesa para os comunistas, tem que “pegar de pau”, ésta gente é covarde e medrosa !
AVANTE BRASIL , ACORDEM E PROGRESSO !
Se um esquerdista invadir minha casa alegando que é um “latifúndio improdutivo” e que tem espaço suficiente nela para mais um eu tenho todo o direito de usar a força para expulsar o vagabundo de lá.
E meus vizinhos podem me ajudar.
E a polícia não deveria “evitar o confronto” entre moradores e invasores.
A polícia deveria remover os invasores e ponto final.
Por falar naquela porcaria, mais falsa e hipócrita que nota de 3,00, acabei de ler essa matéria no jornal:http://oglobo.globo.com/pais/cartazes-felicitando-hitler-sao-colados-em-postes-em-itajai-sc-12261966
—————
É óbvio que o nazismo deve ser condenado! Não resta nenhuma dúvida! Mas por quê nazismo não pode e COMUNISMO pode?
Isso deveria ser muito mais combatido no Brasil! É INADMISSÍVEL que ainda tenhamos partidos comunistas no Brasil! Isso não representa somente atraso econômico e social, mas apologia a um regime totalmente ASSASSINO!