07/03/2014 -
Carlos Ilich Santos Azambuja
Revista “VEJA” em 26/2/2014: “Petrobras também ajudou a bancar evento do MST, com R$ 650.000. Assim como BNDES e Caixa, estatal contratou sem licitação contrato de patrocínio para associação ligada ao movimento”.
O "Movimento dos
Trabalhadores Sem-Terra" é definido por alguns cientistas sociais como
"uma escola itinerante, em face da importância dada pelo principal
movimento social do continente à formação, tanto de seus militantes como
do conjunto de seus milhões de seguidores".
Edgard Kolling, pedagogo e educador, pertencente à Coordenação Nacional
do MST, por sua vez, diz estar convencido que os Sem-Terra devem ser
postos ombro a ombro, junto com os operários e outros setores sociais
para a "construção de uma nova sociedade”. Socialista, evidentemente.
Prossegue Kolling: "A História nos mostra que os camponeses foram peças
importantes nos processos revolucionários, desde a Rússia e China, até
Cuba e Nicarágua.
Coincidimos também na idéia de que o trabalho coletivo supera o
individual e por isso incentivamos a formação de cooperativas, pois
assim as famílias alcançam um maior desenvolvimento de consciência
política".
O MST integra uma rede mundial de organizações camponesas coordenada
pela "Via Campesina", com atuação em todos os continentes, bem como uma
rede latino-americana denominada "Coordenadora Latino-Americana de
Organizações Camponesas (CLOC)".
A maioria dos atuais dirigentes chegou ao MST através de um trabalho
prévio junto à Igreja, na Pastoral da Terra e em Comunidades Eclesiais
de Base, e uma boa parte desses dirigentes tem experiência pessoal como
professor.
Cerca de 200 mil jovens, filhos de pais ligados ao Movimento, estão
recebendo educação em todos os níveis (escolar básico, superior e
formação política) em escolas organizadas pelo MST que funcionam com o
apoio de prefeituras e do Estado, e também em Cuba.
Essas escolas estão
localizadas em assentamentos e nos acampamentos do MST, de acordo com o
conceito de "escola itinerante". Tão logo se constitui um acampamento,
estabelece-se automaticamente uma escola, logo reconhecida pelo Estado.
Cerca de 500 militantes cursam, atualmente, Pedagogia e Magistério.
O MST tem cerca de seis mil pessoas dedicadas ao trabalho de Educação. Mas que tipo de Educação?
Segundo uma longa reportagem publicada pela revista "Isto É", de 17
de agosto de 1998, relatando o que foi visto na Escola Agrícola de
Primeiro Grau 15 de Maio, próxima aos assentamentos rurais de Faxinal
dos Domingues e União da Vitória, no interior de Santa Catarina,
"embalados pela música engajada da cantora argentina Mercedes Sosa, um
grupo de crianças aprende a traduzir do espanhol frases aguerridas de
ícones da Revolução Cubana, como Che Guevara e José Martí, numa cena que
parece saída da década de 60.
Mas não é só. As aulas na língua falada
na pátria de Fidel Castro vão além de simples traduções. Os alunos
também aprendem a discutir conceitos complicados como luta de classes,
reforma agrária e exclusão social".
Prossegue a reportagem: "Essas crianças são formadas pela pedagogia
linha-dura do MST, desenvolvida pelo seu setor de Educação, que hoje faz
a cabeça de um exército de 40 mil crianças em cerca de mil escolas de
Primeiro Grau em acampamentos e assentamentos.
O projeto de Educação do
MST nasceu há 10 anos e amplia-se a cada dia. A pedagogia dos
professores vai das idéias do educador pernambucano Paulo Freire às de
Che Guevara, e inclui ainda clássicos da filosofia comunista como Karl
Marx, Friedrich Engels, Mao Tsetung e Antonio Gramsci.
Alunos e
professores cantam músicas que evocam ideais revolucionários. As letras
defendem a famigerada união operária e camponesa e de quebra ainda
criticam a burguesia e o latifúndio. O ritmo é marcado pelos braços
erguidos e os punhos fechados".
Raul Jungman, que foi Ministro da Reforma Agrária, nessa mesma
reportagem assinalou: "A fixação de modelos como estes no fundo está
voltada para a formação de quadros para um projeto político, para a
continuidade do movimento e não para a formação de cidadãos. A cabeça do
povo não é lata.
Esse é um modelo fracassado, como o usado na antiga
União Soviética e em Cuba, país que leva zero em matéria de democracia.
Falo isso como socialista que sempre fui e continuo sendo".
Essa rede de escolas do MST, as quais constituem verdadeiros
"sovietes", foram montadas com dinheiro dos contribuintes, de ONGs
internacionais e de certas ordens religiosas estrangeiras. E as aulas
são ministradas em espanhol.
Objetivam transcrever literalmente o
pensamento de Che Guevara.
Todavia, em todo esse trabalho existe um enorme abismo entre os
"Acampamentos" e os "Assentamentos" no que diz respeito à formação do
"homem novo", pois nos "Acampamentos" o MST busca engendrar "o novo".
Entretanto, quando o homem passa a ter acesso à terra, o germe do "novo"
evapora-se, dissolvendo-se, pois a luta pela sobrevivência e a busca
pelo trabalho passam a ocupar todos os espaços, sufocando "o novo", e a
luta cotidiana para produzir melhores condições de vida é a luta de
todos em qualquer tempo e espaço.
Como não há nada de novo em todo esse
processo, alguns cientistas sociais já assinalaram que o MST pode estar
reproduzindo relações sociais que engendram homens burgueses.
No início de maio de 2000 o MST concretizou uma de suas ações mais
espetaculares desde que foi criado. Cerca de cinco mil militantes
ocuparam prédios públicos em 14 capitais. Outros 25 mil realizaram
invasões pelo interior e passeatas. Em três localidades foram atacadas
sedes regionais do INCRA. Em outras onze, o MST invadiu escritórios do
Ministério da Fazenda. "Agora vamos pegar o Malan. A vontade de nosso
povo é pegar a foice e descer o cacete", disse Gilmar Mauro, um dos
dirigentes do Movimento (revista "Veja", de 10 de maio de 2000).
Em uma palavra, o MST não quer mais terra. Ele quer "toda a terra".
Quer tomar o poder por meio de uma revolução e, feito isso, implantar um
socialismo tipo aquele que foi derrubado a partir de novembro de 1989,
após a queda do Muro de Berlim. Quem diz isso são os próprios líderes do
MST.
Num primeiro momento o inimigo do MST era o latifúndio improdutivo.
Com o tempo, os latifúndios produtivos passaram a ser também atacados.
Nessas invasões registram-se sempre ocorrências de roubo de gado e de
grãos estocados, depredação de tratores e houve, até mesmo, um caso em
que uma fazenda foi incendiada.
Em uma fase seguinte, o MST deixou a
área rural mas permaneceu nas pequenas cidades do interior, organizando
saques a supermercados, invadindo delegacias de polícia para libertar
companheiros presos e ocupando agências bancárias como forma de
protesto.
Tal é o empenho do MST em enfatizar suas reivindicações que seus
integrantes não hesitam em violar o Código Penal em vários artigos,
invadindo repartições públicas e impedindo-as de funcionar, mantendo
servidores do Estado em cárcere privado, danificando bens públicos e
propriedades particulares. Como considera ilegítimo o Estado, o MST
desconsidera suas leis.
Eis alguns pontos extraídos de uma cartilha do MST que orienta a
formação política de seus militantes:
"devemos lutar pela tomada dos
bens de produção;
os caminhos a trilhar para a libertação do
proletariado são a reforma agrária e o socialismo, e para isso são
válidas todas as formas de luta ;
a luta pela terra passou do plano da
conquista econômica para o da luta política contra o Estado;
apenas
ocupar a terra para trabalhar é uma posição já superada;
o nosso sonho
revolucionário é construir sobre os escombros do capitalismo uma
sociedade socialista;
é preciso desenvolver um trabalho ideológico para
que as aspirações das massas adquiram um caráter político e
revolucionário".
Após receber 22 milhões de hectares de terra, área equivalente a
cinco Dinamarcas, o MST acrescentou um novo item ao seu tradicional
discurso.
Agora, a tônica de reivindicações do Movimento deixou de ser a
distribuição de terras e passou a ser a distribuição do dinheiro
público.
Nesse sentido, a pauta completa de pedidos feita pelo MST ao
governo tem 50 itens, entre os quais a diminuição da taxa de juros,
concessão de créditos especiais e financiamentos para a construção de
casas.
Existem duas interpretações conflitantes para as novas práticas do
MST.
Uma é a do Grande-Timoneiro, João Pedro Stédile:
"Nossas ações são a
única forma de chamar a atenção para a política social que empobrece o
país".
Stédile é pós-graduado em Economia, no México, aprecia os textos
de Lenin, Marx e Mao Tsetung e, em sua opinião, as ações radicais e a
indisposição ao diálogo são a forma adequada de apresentar à sociedade
as mazelas do atual sistema de governo. Em suma, os governos todos são
um Mal e o MST é um Bem.
Os pobres, que, na ausência de alternativas, seguem a bandeira do
MST, querem um pedaço de chão, todavia as lideranças encaram a luta pela
terra apenas como um instrumento político para atingir uma sociedade
socialista.
Em março de 2002, após a invasão, roubo e depredação da fazenda dos
filhos do Presidente da República, em Buritis, vemos, em abril, um
dirigente do MST, financiado com dinheiro da "Via Campesina", dentro do
"bunker" de Iasser Arafat, apresentando "a solidariedade" do MST à luta
dos palestinos.
Ao mesmo tempo, no dia 3 de abril, em Brasília, após uma passeata do
MST à Embaixada de Israel, o líder José Rainha, que há muito tempo não é
mais sem-terra, declara apoio aos atentados contra alvos civis
israelenses: "Os atentados contra Israel são a arma de defesa dos
palestinos. Muitas vezes as vítimas são civis, mas não há outra saída".
Pergunta-se: o que mais deveremos esperar de um movimento como o do MST?
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