A revelação veio à tona em relatório de peritos do Conselho de Segurança da ONU publicado em 6 de março desse ano.
Desde 2009, após um acordo entre os
governos de Brasil e Cuba, o Grupo Odebrecht está construindo na ilha o
Porto de Mariel, que já recebeu do nosso país, mediante empréstimo do
BNDES, cerca de R$ 2 bilhões. Embora a primeira etapa da obra tenha sido concluída no dia 28 de janeiro de 2014, o local já recebe navios há mais tempo.
De acordo com relatório da ONU,
o recém-inaugurado porto foi usado para o contrabando de mais de 200
toneladas de armas para a Coreia do Norte, violando assim sanções
internacionais. Segundo o relato, em julho de 2013, o navio
norte-coreano Chong Chon Gang foi inspecionado no Panamá, onde,
escondidos em sacos de açúcar, foram encontradas armas e itens
relacionados, incluindo mísseis e munições, com várias imagens que
comprovam a descoberta.
69. Panamanian authorities stopped and inspected the Democratic People’s Republic of Korea-owned and -flagged general cargo vessel Chong Chon Gang (see figure X) on the Atlantic side of the Panama Canal. Concealed under more than 200,000 bags of sugar, they found items believed to be arms and related materiel. (Página 26)
Ainda segundo o relatório, o navio saiu
da Coreia do Norte em abril de 2013, foi reabastecido na Rússia e seguiu
para Havana pelo canal do Panamá. Não há registros de que ele tenha
parado em nenhum outro país além de Cuba entre suas duas passagens pelo
canal, na ida e na volta, o que evidencia onde as armas encontradas
foram adquiridas.
74. The voyage plan and other ship’s documents show that the vessel departed from the Democratic People’s Republic of Korea on 11 April, refuelled at the Russian port of Vostochny between 11 and 17 April before sailing to Havana via the Panama Canal. No records show the ship stopping at any countries other than Cuba between exiting the Panama Canal on 1 June and its return passage on 11 July. (Página 27)
Essas revelações são preocupantes, sobretudo porque o Brasil tem estreitado cada vez mais sua relação com Cuba,
fazendo seguidos empréstimos também para setores agrícola, turístico e
de produção de medicamentos. Mas principalmente porque, para driblar Lei
da Transparência, o governo brasileiro classificou como “secretos” os detalhes do financiamento do porto de Mariel.
Dúvidas sobre o tráfico de armas entre Cuba e Coréia do Norte via Porto de Mariel
Algumas perguntas resultantes de breve análise do relatório do Conselho de Segurança da ONU:
- O governo federal, quando liberou o financiamento para a reforma do porto, teve acesso aos projetos do governo cubano?
- A interceptação e o flagra do navio CHONG CHON GANG foi em julho de 2013. A Presidência da República não tinha conhecimento de que o Porto de Mariel fora parte fundamental desta violação antes da visita festiva no início de 2014 ?
- Se sabia, o governo federal solicitou explicações ao governo cubano? Quais foram as respostas?
- Por que o investimento do governo federal no porto Cubano está sob sigilo de segurança?
- O governo federal gastou R$2 bilhões nas reformas do Porto de Mariel. Terá esta reforma facilitado o carregamento oculto, como de armamentos feito no CHONG CHON GANG?
- Por que será que, flagrada a carga proibida, o capitão do navio tentou se suicidar (link)?
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