sábado, 12 de abril de 2014

Seca faz surgir mancha verde gigante em lagoa do interior





Diante da falta de chuvas e da maior crise hídrica da história de São Paulo, a represa de Salto Grande, em Americana (100 km de SP), ganhou uma enorme mancha verde que afeta o ecossistema local. 

Resultado do represamento do rio Atibaia para gerar energia, a lagoa de 14 km² está coberta por bactérias, cianobactérias, algas verdes, fungos e protozoários.

A mancha ocupa cerca de 70% do espelho-d'água, atinge meio metro de profundidade, tinge a pele de animais e causa queimaduras em pessoas que entram na lagoa. 

Ponto de lazer da região, a represa atrai lanchas, motos aquáticas e banhistas nos fins de semana. Bichos também ficaram verdes -a Folha viu pelo menos um pato e um cachorro com essa cor. 

Represa Verde 

  
Ponto de lazer da região, a represa atrai lanchas, motos aquáticas e banhistas nos fins de semana. Bichos também ficaram verdes -a Folha viu pelo menos um pato e um cachorro com essa cor. 



 
Quando em contato com a pele, a alga causa irritação e até queimaduras em pessoas que entram na água


"Tem alga que não conseguimos nem detectar o que é", diz Carlos Cesar Zappia, presidente da Escola Barco da Natureza, que cuida da preservação do reservatório. 

"Uma bióloga ficou afastada por dois meses devido à queimadura pelo contato com esse biofilme", afirma. 

Segundo Zappia, o fenômeno costumava ocorrer duas vezes ao ano, em julho e outubro, durava cerca de duas semanas e ocupava um pequenas áreas da represa. Normalmente, a chuva e a circulação de água no reservatório dissipavam o material. 

Mas diante da estiagem e do forte calor dos últimos meses, a mancha não se dissipou e passou a aumentar de tamanho desde outubro. Ela diminui a quantidade de oxigênio na água e, se atingir toda a lagoa, pode causar a morte de peixes. 



Segundo o biólogo, o fenômeno sempre ficava restrito às margens e nunca com a mancha desse tamanho. 

Há duas semanas, parte da mancha passou a ser detectada após a barragem, já no rio Piracicaba, no ponto de captação do departamento de água de Americana. 

"Quando há concentração de poluentes e vazão baixa, a potabilidade e a manutenção da vida aquática correm risco", diz Francisco Lahóz, secretário-executivo do Consórcio PCJ (que reúne prefeituras e empresas da região). 

CANTAREIRA
 
O fenômeno está relacionado à crise do sistema Cantareira, que abastece diretamente 8,8 milhões de pessoas na Grande SP e indiretamente 5,5 milhões no interior. 

Os reservatórios são formados pelo represamento dos rios Atibaia e Jaguari, que formam o Piracicaba logo depois de Salto Grande. 

Os rios estão recebendo 3 m³/s de água do Cantareira, mas o Consórcio PCJ afirma que seriam necessários 12 m³/s durante a estiagem.






Nenhum comentário: